Resumo:
As mudanças econômicas e sociais no Brasil e no mundo impactam diretamente em
como o cliente toma a decisão de comprar seu produto. Os processos de vendas
precisam ser inovados para acompanhar essas mudanças e destacar-se dos
concorrentes. Esse projeto visa analisar como atualmente são aplicadas as
estratégias de vendas numa empresa do ramo metal mecânico em São Lourenço do
Oeste, a fim de propor sugestões de melhorias. Para tanto, foi realizada uma coleta
de dados por meio de uma pesquisa, cuja análise permitiu identificar os principais
desafios enfrentados pelos profissionais para realizar as vendas. Por fim concluiu-se
que a equipe deve dar mais atenção a fase do planejamento das vendas,
preocupando-se com o consumo do usuário final do produto, avaliando e
identificando as necessidades de cada cliente, fazendo com que a empresa
potencialize suas vendas e um melhor gerenciamento da carteira de clientes. A
diferença que uma boa equipe de vendas faz em uma empresa, prova a importância
da área comercial em uma organização. O vendedor é um elo entre a empresa e o
cliente, é ele quem vai representar a imagem da organização e conquistar o cliente,
desta forma estará atraindo novos consumidores e fidelizando os já existentes.