Resumo:
Este trabalho propõe como objetivo geral analisar como a contribuição da estratégia como prática influência nas metas estratégicas de um cartório civil. Tendo como objetivos específicos utilizados para alcançar o objetivo geral proposto correlacionar as práticas estratégicas com as metas estratégicas do cartório civil, identificar as praxis de estudo com as metas estratégicas do cartório civil, verificar o papel dos praticantes no processo, atividades e tarefas com as metas estratégicas do cartório civil e sugerir melhorias para a empresa em estudo. Se fundamentando empiricamente através de conceitos do histórico da estratégia (MINTZBERG et al., 2006) até a nova abordagem SAP (JAZARBKOWSKI, 2005) e conceitos sobre serviços (KILLER; KOTLER, 2010). Esse estudo tem como tipologia a pesquisa aplicada, pois possui o intuito de prover novos conhecimentos; em termos de método é predominantemente qualitativo; do ponto de vista de seus objetivos/fins foi uma pesquisa descritiva, já que menciona e relata sem interferir nos fatos. E por fim do ponto de vista dos procedimentos técnicos/meios contou com aplicação de entrevistas, análise de documentos e observação. Os resultados apontam a existência de uma relação entre cada uma das metas organizacionais com os três pilares da SAP (praxis, prática e praticantes) e indicando fluxos de processo de check-list para aprimorar a estratégia da empresa em estudo. Por todos os aspectos estudados é possível concluir que a SAP traduz as metas organizacionais da empresa, sendo possível obter uma visão expandida das atividades prestadas pelo cartório civil.