Resumo:
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetivou analisar os fatores motivadores para implantação de programas de gestão sustentável nos Institutos Federais, em especial no IFSC Câmpus Gaspar. Tendo como objetivos específicos: a) aprofundar o conhecimento na temática sustentabilidade em instituições de ensino; b) identificar as ações de sustentabilidade desenvolvidas no IFSC Câmpus Gaspar; c) propor ferramentas do Endomarketing para otimizar a gestão da sustentabilidade do IFSC Câmpus Gaspar. O trabalho configurou-se como uma pesquisa aplicada e usou como método: a execução de um estudo de caso de caráter exploratório/descritivo de natureza qualitativa. Os procedimentos técnicos foram revisões bibliográficas extraídas de livros, artigos específicos, periódicos, internet (sites gerais), documentos/relatórios: do Governo Federal, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários: um (check list) adaptado de Luiz et al (2013) e mais outros dois com questões abertas/discursivas elaborado pelos autores. A execução do trabalho justifica-se pela demanda crescente na extração e no consumo excessivo de recursos naturais e no consequente descarte das sobras (resíduos), inclusive nas instituições de ensino. Neste cenário surgiram as inquietações: Como deve ser a gestão nos Institutos Federais com relação ao desenvolvimento sustentável? Quais são as ferramentas gerenciais adotadas/desenvolvidas para atender as políticas públicas sobre sustentabilidade? O objeto desse estudo foi o IFSC Câmpus Gaspar. Após a realização de todas as etapas da pesquisa, e com o resultado (pós análises e interpretação dos dados) foi proposto sugestões de melhorias, na área da comunicação interna (Endomarketing) - ferramenta da administração, para otimizar a gestão sustentável e administrativa no Câmpus Gaspar. Em seu objetivo geral o presente trabalho alcançou seu objetivo que era de diagnosticar/identificar quais os fatores motivadores da gestão sustentável do IFSC. Verificou-se, que são vários os fatores que motivam a gestão, entre eles estão: as Leis vigentes, programas do governo federal como: o SISPES e o PES, e o plano PLS-IFSC. Este último tem como base o Programa IFSC Sustentável, criado pela instituição, e ainda ampliou o conhecimento na temática para possíveis pesquisadores. Também pode ser verificados vários subprogramas delineados pela PLS-IFSC, principalmente aderido pela gestão ambiental do Câmpus objeto desse estudo. Também alcançado, o terceiro objetivo, que era de propor melhorias na gestão sustentável/administrativa do Câmpus tendo como base conceitos de Endomarketing: foi proposto a utilização de ferramentas de comunicação por meio de recursos tecnológicos “criar grupo de redes sociais de mensagens instantâneas para otimizar a comunicação e a informação advinda deste, e assim, evitar possíveis ruídos na comunicação e o desinteresse pela mesma.” Também sugere-se para futuras pesquisas a introdução de Endomarketing nas politicas de comunicação do IFSC, implantando em seu PDI por meio de projetos: com programas, processos e ações de Endomarketing – provendo uma melhor comunicação e integração a todos os setores, dando brilho na informação.