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CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EPT: PERCEPÇÃO DE EGRESSOS

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dc.contributor.author Bueno, Andréia do Prado
dc.contributor.author Balsanello, Geomara
dc.date.accessioned 2020-05-25T13:26:02Z
dc.date.available 2020-05-25T13:26:02Z
dc.date.issued 2020-05-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1410
dc.description.abstract A avaliação das instituições de ensino constitui elemento norteador para toma de decisão futura e diante disso, as pesquisas com os egressos têm se mostrado um relevante instrumento de avaliação do ensino. A partir deste pressuposto, a presente pesquisa buscou verificar a percepção dos egressos quanto a qualidade do curso de especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica do IFSC. Caracterizou-se como quali-quanti, descritiva, com a utilização da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população investigada correspondeu aos 101 egressos das turmas de 2016 e 2018 e alcançou 59,41% do total. A coleta de dados ocorreu por intermédio de um questionário estruturado que foi disponibilizado online aos alunos, sendo que algumas questões possuíam opções de respostas abertas. A análise dos dados ocorreu mediante estatística descritiva, com o uso de tabelas de distribuição de frequência e sua relação com os comentários dos egressos. A partir da análise dos resultados, em relação ao perfil dos respondentes, observou-se o predomínio do sexo feminino; entre 30 e 39 anos e ocupantes do setor público. Ampliação do conhecimento se destacou como a principal motivação para cursar a especialização. De maneira geral, a análise indicou uma boa percepção dos egressos quanto à qualidade do curso, especialmente quanto à formação dos professores, porém foram apontadas algumas dificuldades e sugestões para a melhoria do mesmo. Entre as dificuldades elencadas estão a conciliação entre estudo e trabalho, contemplando cerca de 40% das opiniões dos pesquisados, seguida pela relação com o orientador. No tocante às sugestões apresentadas destacam-se a necessidade de melhoria da comunicação junto aos alunos pelos docentes, coordenadores e especialmente pelos orientadores de TCC, além de melhorias na exibição e/ou metodologias das webconferências. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gestão Pública na EPT pt_BR
dc.subject Percepção de Egressos pt_BR
dc.subject Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.title CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EPT: PERCEPÇÃO DE EGRESSOS pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Gestão Pública na EPT pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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