Resumo:
A avaliação das instituições de ensino constitui elemento norteador para toma de decisão
futura e diante disso, as pesquisas com os egressos têm se mostrado um relevante instrumento
de avaliação do ensino. A partir deste pressuposto, a presente pesquisa buscou verificar a
percepção dos egressos quanto a qualidade do curso de especialização em Gestão Pública na
Educação Profissional e Tecnológica do IFSC. Caracterizou-se como quali-quanti, descritiva,
com a utilização da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população investigada
correspondeu aos 101 egressos das turmas de 2016 e 2018 e alcançou 59,41% do total. A
coleta de dados ocorreu por intermédio de um questionário estruturado que foi disponibilizado
online aos alunos, sendo que algumas questões possuíam opções de respostas abertas. A
análise dos dados ocorreu mediante estatística descritiva, com o uso de tabelas de distribuição
de frequência e sua relação com os comentários dos egressos. A partir da análise dos
resultados, em relação ao perfil dos respondentes, observou-se o predomínio do sexo
feminino; entre 30 e 39 anos e ocupantes do setor público. Ampliação do conhecimento se
destacou como a principal motivação para cursar a especialização. De maneira geral, a análise
indicou uma boa percepção dos egressos quanto à qualidade do curso, especialmente quanto à
formação dos professores, porém foram apontadas algumas dificuldades e sugestões para a
melhoria do mesmo. Entre as dificuldades elencadas estão a conciliação entre estudo e
trabalho, contemplando cerca de 40% das opiniões dos pesquisados, seguida pela relação com
o orientador. No tocante às sugestões apresentadas destacam-se a necessidade de melhoria da
comunicação junto aos alunos pelos docentes, coordenadores e especialmente pelos
orientadores de TCC, além de melhorias na exibição e/ou metodologias das webconferências.