Resumo:
A gestão patrimonial no setor público compreende diversos critérios e procedimentos indispensáveis à preservação do patrimônio público. Porém, considerar as características inerentes aos procedimentos de desfazimento de bens é de fundamental relevância para a manutenção da fidedignidade dos registros contábeis e patrimoniais das Instituições. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos de desfazimento de bens e de inventário físico anual realizados no Instituto Federal de Santa Catarina, a fim de analisar os procedimentos praticados na gestão patrimonial dos 22 Campus e propor melhorias. Para tanto, realizou-se um levantamento prévio dos normativos que regulamentam a gestão patrimonial no setor público, bem como aplicação de questionário a 22 servidores do setor de patrimônio da Instituição, com retorno de 18 respostas. Os resultados deste apontaram que há indícios para melhorias na gestão de bens patrimoniais, melhores padronizações e orientações tanto acerca do desfazimento de bens públicos como do procedimento de inventário anual. Sugere-se desenvolver práticas de manejo e conscientização para melhor funcionamento da gestão patrimonial.