Resumo:
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) proporciona ao indivíduo maior satisfação, menor estresse, maior motivação, melhor relacionamento e menor rotatividade de pessoas (MARRAS, 2005). Nesse viés, este trabalho relata uma pesquisa de campo feita no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Chapecó, cujos objetivos foram: (i) verificar que ações são realizadas para proporcionar maior qualidade de vida aos servidores técnico administrativos daquele espaço; (ii) analisar, a partir do Quality of World Life Questionnarie Bref (QWLQ-bref), a satisfação desses servidores com a sua Qualidade de Vida no Trabalho em relação aos domínios físico/saúde, psicológico, pessoal e profissional; e (iii), em relação aos itens com piores resultados, propor ações à Coordenadoria de Gestão de Pessoas para melhoria dos índices de satisfação. Para tanto, aplicou-se, um questionário, com 26 questões objetivas, aos servidores técnico administrativos do IFSC/Chapecó. Os resultados demonstram que há ações de QVT sendo propostas e o índice de satisfação deles foi considerado satisfatório, de acordo com a escala proposta por Reis Júnior (2008). Além disso, dentre as ações sugeridas pelos servidores para serem executadas no IFSC/Chapecó, estão atividades de alongamento, caminhadas e cursos de formação. Conclui-se, portanto, que é importante oferecer atividades de QVT aos funcionários de qualquer empresa ou setor público para que o ambiente de trabalho seja tranquilo e produtivo e para que não haja rotatividade de funcionários e acúmulo de atividades.