Resumo:
A finalidade deste artigo é analisar a gestão patrimonial ocorrida no Campus Itajaí do Instituto
Federal de Santa Catarina – IFSC, especialmente os processos de inventário e depreciação de
bens, e indicar oportunidades de melhoria para o atendimento da Portaria nº. 385, de 28 de
novembro de 2018, que determina a implantação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial
(SIADS) em autarquias federais até novembro de 2020. Portanto, são apresentados os
conceitos de gestão patrimonial, inventário patrimonial físico e depreciação de bens. Em vista
dos objetivos propostos, a presente pesquisa classifica-se como aplicada; em relação aos
objetivos, é descritiva; aborda o problema qualitativamente; quanto aos procedimentos para a
coleta de dados, é bibliográfica e de campo; e enquadra-se como pesquisa-ação nos
procedimentos técnicos. A pesquisa fundamenta-se em dados coletados em documentos
oficiais, site institucional, Intranet e relatórios gerados pelo Sistema Web de Patrimônio
(SWP) do IFSC e entrevistas dirigidas com servidores do Campus Itajaí e da Reitoria do
Instituto. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o campus busca atender a legislação
existente referente à gestão patrimonial e realiza as tipologias previstas de inventário na
Instrução Normativa nº. 205, de 08 de abril de 1988; porém, não deprecia os seus bens. Sendo
assim, é necessária a implantação do processo de depreciação patrimonial no IFSC Campus
Itajaí para que os bens estejam depreciados e prontos para lançamento no SIADS com tempo
hábil para atender o prazo determinado pela Portaria nº. 385/18.