Resumo:
Esta pesquisa tem como finalidade analisar a relevância da gestão de pessoas, demonstrando como ocorre a inclusão e acompanhamento dos servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC / Campus Florianópolis, e quais as estratégias empregadas pela instituição com o intuito de promover o desenvolvimento do capital humano. Para tal, foi realizada uma pesquisa, fazendo uso do método de abordagem indutivo, de natureza aplicada e qualitativa, através da pesquisa exploratória, e fontes diversas de informação e procedimentos técnicos bibliográficos, tendo como instrumento de coleta de dados às entrevistas semiestruturadas a qual teve a participação de 08 (oito) servidores, fazendo uso de um roteiro de pesquisa, observação direta e uma pesquisa bibliográfica sobre Gestão de Pessoas; a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - PCD, onde foram abordados aspectos legais da nova terminologia e concepção, e a obrigatoriedade da destinação de vagas em concurso público às PCD’s. A realização das entrevistas permitiu conhecer melhor a qualidade de vida dos oito entrevistados e a maneira pela qual é realizada a inserção e acompanhamento destes servidores. Foram apontados outros fatores, como carência de acessibilidade, falta de uma política de inclusão efetiva e acompanhamento contínuo dos servidores, que serão demonstrados no decorrer deste estudo.