Resumo:
Quando desenvolvemos formas de gerenciar as atividades cotidianas possuímos um controle muito
maior de tudo que ocorre e conseguimos implementar ações preventivas e evitar os possíveis
problemas. Nesse contexto, nos deparamos com a necessidade da criação de um Manual Prático
para o Laboratório Didático de Formação Específica de Enfermagem do Instituto Federal de Santa
Catarina, campus Joinville com o intuito de sistematizar o uso do referido Laboratório e para que os
usuários deste espaço de ensino aprendizagem possam se orientar quanto ao uso correto dos
materiais disponibilizados, bem como se apropriarem das normas de segurança que o local exige.
Como subsídios para a pesquisa qualitativa foi dada especial atenção ao Projeto Pedagógico do
Curso (PPC) de Técnico em Enfermagem bem como ao do Bacharelado em Enfermagem. A
pesquisa quantitativa teve como instrumento um questionário estruturado aplicado a alunos e
professores do curso de Enfermagem, previamente autorizado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-
Graduação e Inovação. A importância do referido manual pôde ser avaliada por meios do percentual
de alunos e professores que acreditam ser importante a elaboração de um manual prático e também
pelo percentual de dúvidas entre os mesmos sobre as normas do laboratório de enfermagem.