Resumo:
O presente trabalho traz reflexões fundamentadas sobre os desafios enfrentados pelos gestores públicos durante a crise econômica em que se encontram as Universidades e Institutos Federais, bem como suas ações, identificando e lidando com as dificuldades geradas em suas práticas. Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Santa Catarina, no Polo de Garopaba, no qual foram aplicados aos três voluntários, os gestores públicos, um questionário com onze questões. Objetivou investigar as estratégias dos gestores frente aos cortes orçamentários para educação no ano de 2019. A metodologia utilizada caracteriza-se como pesquisa descritiva, documental e empírica com abordagem qualitativa, cuja finalidade é ter uma resposta quanto às estratégias dos gestores frente aos cortes orçamentários. Como resultados obteve-se a questão da assistência estudantil que impactou na permanência do estudante e o setor mais atingido foi à sala de aula. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental no Gerenciamento da Instituição, ordenando os recursos disponíveis de acordo com as prioridades de cada setor e distribuindo conforme o Plano Anual de Trabalho.