Resumo:
A pesquisa que ora se apresenta foi realizada numa instituição voltada à Educação
Profissional e Tecnológica: o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do
Sul. Com a finalidade de identificar quais os estilos de conflito que mais se apresentam dentro
de ambientes voltados à Educação Profissional e Tecnológica e quais estratégias são
comumente utilizadas por esses sujeitos, foram realizadas entrevistas com 11 (onze)
servidores que realizam funções administrativas nas áreas de Recursos Humanos,
Administração Educacional, Direção de Ensino e Compras . F oi possível identificar fatores
geradores de conflito que permeiam tanto aspectos particulares quanto referentes ao ambiente
laboral. Dentre os vários estilos de resolução de conflitos apontados pela literatura da área, as
análises revelaram a prevalência do estilo “colaborativo” sobre o da “evitação”. De acordo
com os dados levantados, a maioria dos servidores pesquisados não considera que os conflitos
sejam importantes na organização pública. À medida que as análises avançaram, ficou
evidente que a maioria dos servidores reconhece a figura do superior hierárquico como agente
do processo capaz de influenciar no comportamento do servidor tanto diante do conflito
quanto na forma como estes administram as situações quando estas se apresentam.