Resumo:
Esta pesquisa tem como finalidade evidenciar a necessidade de realização de ajustes nos processos de compras e licitações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC Campus Florianópolis-Continente, de forma a possibilitar que as áreas de gestão estratégica e finalísticas, tais como a docência propriamente dita, possam participar de todo o processo na cadeia de logística de materiais e suprimentos, sempre no intuito de promover a prestação de um serviço educacional de excelência. Para tanto, foi realizada pesquisa acadêmica, fazendo uso da metodologia de revisão bibliográfica, de natureza aplicada e qualitativa, através de um estudo de caso. A coleta de dados contemplou consulta a bibliografias correlatas e instrumento de coleta de dados como a entrevista semiestruturada com os servidores envolvidos nos processos do objeto deste estudo. A realização da entrevista permitiu a constatação de que a área de licitações demanda um envolvimento global da Instituição de Ensino de Educação Profissional e Tecnológica e, para que isso seja possível, é necessária capacitação constante e reconhecimento da área de compras como setor estratégico dentro da gestão do IFSC. Com base nestas informações, foram propostas melhorias no processo de compras, incluindo atividades próprias dos setores requisitantes em toda a cadeia de logística mapeada.