Resumo:
A evasão escolar é uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino, com maior incidência no Ensino Superior, tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância, tendo isso em vista, o presente artigo, traz reflexões sobre a evasão, permanência e êxito nos cursos de educação a distância no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Considerando a evasão observada no curso de especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CERFEAD), o principal objetivo desta pesquisa foi estudar a evasão na modalidade a distância do IFSC e assim propor ações que visem amenizar esse fenômeno. Para isso se utilizou metodologia de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, tendo como principal documento de estudo o Plano de Permanência e êxito do IFSC. Como resultado, percebeu-se que o comprometimento de uma gestão voltada a questões que envolvam o bem-estar de toda equipe, principalmente docentes e alunos, promovendo suporte aos docentes, a permanência dos estudantes e o retorno dos egressos, pode auxiliar de forma efetiva na temática aqui estudada.