dc.contributor.author |
Lemes, Jefferson |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-26T13:27:08Z |
|
dc.date.available |
2020-05-26T13:27:08Z |
|
dc.date.issued |
2020-05-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1463 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo traz à tona características suis generis da educação bilíngue
libras/português perante a política da diferença. Analisou-se o orçamento do Instituto
Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue Libras/Português. Tal tema
deve ser levado em consideração pelos gestores públicos diante da discussão de
investimentos em políticas públicas. A pesquisa foi conduzida de forma a validar a
importância da luta do surdo por cidadania. O estudo aborda ainda o histórico do
surgimento da Escola Técnica e suas atribuições, a formação do orçamento do
Governo Federal em relação ao Ministério da Educação para Instituto Federal de
Santa Catarina e do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue
Libras/Português. Foram apresentados as ferramentas institucionais que o Instituto
Federal de Santa Catarina tem para gerenciar seu orçamento. Explicitou-se ainda,
uma amostra da sociologia e pedagogia da educação dos surdos, permeando essas
realidades. Por fim, foram observados o movimento atual sobre investimento público
em educação, na tentativa de catalisar meio para uma proposta viável para solução
do problema. Uma proposta vigente pesquisada para esta relação foi o programa do
Ministério da Educação intitulado Programa Future-se. De forma panorâmica foi
estudado sobre a proposição como oportunidade autêntica de angariar recursos
para a educação bilíngue libras/português, sendo esquadrinhados criteriosamente os
riscos que o programa demonstra ter. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Orçamento |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Future-se |
pt_BR |
dc.subject |
Política da Diferença |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Bilíngue |
pt_BR |
dc.title |
Orçamento Público na Educação Bilíngue Libras/Português |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uma Introdução ao Orçamento do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue Libras/Português Perante a Política da Diferença e o Future-se como Proposta Orçamentária. |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Gestão Pública na EPT |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |