Resumo:
O presente artigo traz à tona características suis generis da educação bilíngue
libras/português perante a política da diferença. Analisou-se o orçamento do Instituto
Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue Libras/Português. Tal tema
deve ser levado em consideração pelos gestores públicos diante da discussão de
investimentos em políticas públicas. A pesquisa foi conduzida de forma a validar a
importância da luta do surdo por cidadania. O estudo aborda ainda o histórico do
surgimento da Escola Técnica e suas atribuições, a formação do orçamento do
Governo Federal em relação ao Ministério da Educação para Instituto Federal de
Santa Catarina e do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Palhoça Bilíngue
Libras/Português. Foram apresentados as ferramentas institucionais que o Instituto
Federal de Santa Catarina tem para gerenciar seu orçamento. Explicitou-se ainda,
uma amostra da sociologia e pedagogia da educação dos surdos, permeando essas
realidades. Por fim, foram observados o movimento atual sobre investimento público
em educação, na tentativa de catalisar meio para uma proposta viável para solução
do problema. Uma proposta vigente pesquisada para esta relação foi o programa do
Ministério da Educação intitulado Programa Future-se. De forma panorâmica foi
estudado sobre a proposição como oportunidade autêntica de angariar recursos
para a educação bilíngue libras/português, sendo esquadrinhados criteriosamente os
riscos que o programa demonstra ter.