Resumo:
O IFSC tem resoluções que estabelecem uma série de processos que tratam da modificação e aprovação dos projetos pedagógicos dos cursos já existentes, no entanto, tais documentos não contemplam em suas alíneas o processo a ser desenvolvido para que novos cursos sejam criados. Nesse sentido, a participação em cursos inapropriados ao mercado da região em que estão inseridos pode levar a evasão, sendo esse um fator que ocorre no cenário atual e encontra-se presente em diversas instituições federais de ensino, e no IFSC não é diferente. A partir do problema identificado, o objetivo do presente estudo foi propor um protocolo para a criação de novos cursos do IFSC, a fim de que problemas de evasão sejam minimizados e o desperdício de recursos públicos por conta desse fator, reduzido. Caracterizada como qualitativa, estudo de caso e bibliográfica, a pesquisa foi realizada com base em documentos e materiais bibliográficos existentes sobre o assunto. Dessa forma, o estudo buscou apresentar uma possibilidade de análise criteriosa, porém acessível e direta, para a abertura de cursos de forma a, principalmente, realizar escolhas corretas e apropriadas a fim de reduzir os números de evasão apresentados atualmente. Com o auxílio das novas propostas de intervenção, como a apresentada através desse estudo, será possível a adoção de novas propostas de trabalho que buscam a concretização da missão e visão institucional.