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CONTRIBUIÇÕES PARA CONTEMPLAR AS DEMANDAS SOCIOECONÔMICOAMBIENTAIS DOS CIDADÃOS E DO MUNDO DO TRABALHO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)

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dc.contributor.advisor Raymundo, Gislene Miotto Catolino
dc.contributor.author Oliveira, Gilberto Vicente de
dc.date.accessioned 2020-05-26T14:53:45Z
dc.date.available 2020-05-26T14:53:45Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1474
dc.description.abstract Esta dissertação foi norteada pelo seguinte problema de investigação: os projetos pedagógicos de curso (PPC) do IFSC contemplam as demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade? Para tanto, fez-se necessário, como objetivo geral, compreender se as demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho estão contempladas nos projetos pedagógicos de curso técnico subsequente do IFSC e desenvolver um produto educacional que contribua para inserir tais demandas dos cidadãos e do mundo do trabalho nos PPCs da Educação Profissional. Neste sentido, o embasamento teórico foi organizado sob os pressupostos da formação integral do sujeito como agente crítico e transformador de sua realidade, da relação entre educação e trabalho, deste como princípio educativo e do papel da educação frente ao desenvolvimento socioeconômico-ambiental do país. Contudo, advertiu-se que deve ser superada a ideia de que a educação seja vista como a única responsável por este desenvolvimento, se isso for verdade, ela seria a responsável pelo desemprego estrutural e por todas as mazelas sociais. Assim, privilegiou-se as discussões trazidas por Brandão (2007), Ciavatta (2005), Frigotto (2009), Libâneo (2002; 2008; 2013), Masetto (2003), Moura, Lima Filho e Silva (2015), Saviani (1989; 2003; 2007); Semeraro (2015); Siedenberg (2003); Veiga (2000; 2004), dentre outros. Em termos metodológicos, quanto a natureza da pesquisa, esta se caracterizou como aplicada. Já em relação aos objetivos, como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. No tocante aos procedimentos, a pesquisa foi dividida em quatro etapas. A primeira, de caráter exploratório, definiu-se pela busca sistemática das produções científicas com os constructos demandas socioeconômicas e ambientais; demandas socioeconômico-ambientais e demandas socioeconômicas. A segunda etapa foi apontada como bibliográfica e descritiva, à medida que se realizou as definições conceituais, recorrendo-se a textos físicos e materiais online. Na terceira etapa, realizou-se um estudo de caso e uma pesquisa documental, pois foram analisados os sujeitos da pesquisa, ou seja, os projetos pedagógicos de curso técnico subsequente do IFSC, bem como os documentos que fundamentaram a aprovação das referidas ofertas. Por fim, na quarta etapa, analisou-se e discutiu-se os dados em consonância com a fundamentação teórica do estudo. Com base na análise dos documentos, como resultado do objetivo geral, constatou-se que a contemplação das demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho estão presentes nos cursos técnicos subsequentes do IFSC de forma incipiente, necessitando de estudos mais abrangentes da região onde o Câmpus está inserido. Por fim, a produção e a avaliação do produto educacional intitulado “Guia de orientação para contemplar as demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho nos cursos da educação profissional” demonstrou que, embora todos os participantes do grupo focal tivessem experiência no planejamento e na organização de cursos da educação profissional, alguns desconheciam a necessidade de contemplar o aspecto ambiental nas ofertas formativas da EP. Além disso, quanto a possibilidade de uso do referido produto educacional pelas instituições de ensino, restou comprovado pelas avaliações dos sujeitos, que o material textual poderá auxiliar à medida que conceitua, sistematiza e apresenta possibilidades para contemplar as demandas socioeconômico-ambientais nos cursos da EP. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Instituto Federal. Educação Profissional pt_BR
dc.subject Projeto Pedagógico de Curso pt_BR
dc.subject Demandas socioeconômico-ambientais pt_BR
dc.subject Produto Educacional pt_BR
dc.title CONTRIBUIÇÕES PARA CONTEMPLAR AS DEMANDAS SOCIOECONÔMICOAMBIENTAIS DOS CIDADÃOS E DO MUNDO DO TRABALHO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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