dc.description.abstract |
Esta dissertação foi norteada pelo seguinte problema de investigação: os projetos pedagógicos
de curso (PPC) do IFSC contemplam as demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e
do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a
sociedade? Para tanto, fez-se necessário, como objetivo geral, compreender se as demandas
socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho estão contempladas nos
projetos pedagógicos de curso técnico subsequente do IFSC e desenvolver um produto
educacional que contribua para inserir tais demandas dos cidadãos e do mundo do trabalho
nos PPCs da Educação Profissional. Neste sentido, o embasamento teórico foi organizado sob
os pressupostos da formação integral do sujeito como agente crítico e transformador de sua
realidade, da relação entre educação e trabalho, deste como princípio educativo e do papel da
educação frente ao desenvolvimento socioeconômico-ambiental do país. Contudo, advertiu-se
que deve ser superada a ideia de que a educação seja vista como a única responsável por este
desenvolvimento, se isso for verdade, ela seria a responsável pelo desemprego estrutural e por
todas as mazelas sociais. Assim, privilegiou-se as discussões trazidas por Brandão (2007),
Ciavatta (2005), Frigotto (2009), Libâneo (2002; 2008; 2013), Masetto (2003), Moura, Lima
Filho e Silva (2015), Saviani (1989; 2003; 2007); Semeraro (2015); Siedenberg (2003); Veiga
(2000; 2004), dentre outros. Em termos metodológicos, quanto a natureza da pesquisa, esta se
caracterizou como aplicada. Já em relação aos objetivos, como exploratória e descritiva, com
abordagem qualitativa. No tocante aos procedimentos, a pesquisa foi dividida em quatro
etapas. A primeira, de caráter exploratório, definiu-se pela busca sistemática das produções
científicas com os constructos demandas socioeconômicas e ambientais; demandas
socioeconômico-ambientais e demandas socioeconômicas. A segunda etapa foi apontada
como bibliográfica e descritiva, à medida que se realizou as definições conceituais,
recorrendo-se a textos físicos e materiais online. Na terceira etapa, realizou-se um estudo de
caso e uma pesquisa documental, pois foram analisados os sujeitos da pesquisa, ou seja, os
projetos pedagógicos de curso técnico subsequente do IFSC, bem como os documentos que
fundamentaram a aprovação das referidas ofertas. Por fim, na quarta etapa, analisou-se e
discutiu-se os dados em consonância com a fundamentação teórica do estudo. Com base na
análise dos documentos, como resultado do objetivo geral, constatou-se que a contemplação
das demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho estão
presentes nos cursos técnicos subsequentes do IFSC de forma incipiente, necessitando de
estudos mais abrangentes da região onde o Câmpus está inserido. Por fim, a produção e a
avaliação do produto educacional intitulado “Guia de orientação para contemplar as demandas
socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho nos cursos da educação
profissional” demonstrou que, embora todos os participantes do grupo focal tivessem
experiência no planejamento e na organização de cursos da educação profissional, alguns
desconheciam a necessidade de contemplar o aspecto ambiental nas ofertas formativas da EP.
Além disso, quanto a possibilidade de uso do referido produto educacional pelas instituições
de ensino, restou comprovado pelas avaliações dos sujeitos, que o material textual poderá
auxiliar à medida que conceitua, sistematiza e apresenta possibilidades para contemplar as
demandas socioeconômico-ambientais nos cursos da EP. |
pt_BR |