Repositório Institucional

GESTÃO DA INFORMAÇÃO EDUCACIONAL

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dc.contributor.advisor Juliani, Douglas Paulesky
dc.contributor.author MARIANO, EDUARDO BORTOLI
dc.date.accessioned 2020-08-31T22:53:23Z
dc.date.available 2020-08-31T22:53:23Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1589
dc.description.abstract A pesquisa sobre a gestão da informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata da utilização de um conjunto de estratégias para a obtenção e visualização de dados educacionais com a intenção de refletir acerca da importância e de termos informações qualificadas que permitem compreender a EPT com base em evidências, auxiliando tomadas de decisões no contexto educacional, na produção de estudos, pesquisas e estatísticas e no julgamento educacional eficiente. Este trabalho busca responder a seguinte questão: Quais foram as ações desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para qualificar a gestão de dados e informações educacionais? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os principais conceitos de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento com enfoque na EPT, dados, informações, valor e qualidade da informação, sistemas de informações, tripé da governança digital, visualização de dados por Business Intelligence (BI) e representações gráficas em dashboards. Trata-se de um estudo de caso aprofundado com o foco na qualificação dos dados e informações educacionais, sendo objeto de estudo os eventos e fatos documentados, marcos regulatórios, documentos e arquivos institucionais, trabalhos e atividades produzidas pelos servidores e pelo autor. Para tanto, apresenta como produto educacional a publicação de um e-book que sistematiza as ações desenvolvidas no IFSC que qualificaram o processo de coleta, tratamento e disseminação de dados e informações educacionais, utilizando conceitos da Gestão da Informação na EPT. Este e-book divide-se em três partes: o desafio, o processo e a análise. A primeira parte retrata a dificuldade da organização de dados na EPT e da importância da utilização da GI na Gestão Educacional. Em seguida o processo de construção de um modelo de trabalho colaborativo em rede, que aborda a criação da rede de atores responsáveis pela organização de dados, as ações desenvolvidas, os marcos regulatórios de suporte e os produtos e aparatos tecnológicos desenvolvidos neste processo. Em análise, aborda-se como o IFSC aplica os conceitos da GI na área educacional, e utiliza ferramentas de BI para a divulgação de números dando valor e qualidade a eles. O público alvo são Instituições de Ensino (IE), gestores e demais trabalhadores da educação que utilizam dados para seus diversos fins, como por exemplo, relatórios gerenciais que subsidiam as tomadas de decisões, pesquisadores que necessitam de dados para estudos e produção de estatísticas, na divulgação dos números perante à sociedade, na resposta a órgãos de controle e fiscalização e na avaliação da educação por meio dos números coletados, retratando efetivamente a realidade educacional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gestão da Informação pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Business Intelligence pt_BR
dc.title GESTÃO DA INFORMAÇÃO EDUCACIONAL pt_BR
dc.title.alternative UM ESTUDO DE CASO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DOS DADOS E INFORMAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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