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A pesquisa sobre a gestão da informação na Educação Profissional e Tecnológica
(EPT), trata da utilização de um conjunto de estratégias para a obtenção e
visualização de dados educacionais com a intenção de refletir acerca da importância
e de termos informações qualificadas que permitem compreender a EPT com base
em evidências, auxiliando tomadas de decisões no contexto educacional, na produção
de estudos, pesquisas e estatísticas e no julgamento educacional eficiente. Este
trabalho busca responder a seguinte questão: Quais foram as ações desenvolvidas
no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para qualificar a gestão de dados e
informações educacionais? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os principais
conceitos de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento com enfoque na
EPT, dados, informações, valor e qualidade da informação, sistemas de informações,
tripé da governança digital, visualização de dados por Business Intelligence (BI) e
representações gráficas em dashboards. Trata-se de um estudo de caso aprofundado
com o foco na qualificação dos dados e informações educacionais, sendo objeto de
estudo os eventos e fatos documentados, marcos regulatórios, documentos e arquivos
institucionais, trabalhos e atividades produzidas pelos servidores e pelo autor. Para
tanto, apresenta como produto educacional a publicação de um e-book que
sistematiza as ações desenvolvidas no IFSC que qualificaram o processo de coleta,
tratamento e disseminação de dados e informações educacionais, utilizando conceitos
da Gestão da Informação na EPT. Este e-book divide-se em três partes: o desafio, o
processo e a análise. A primeira parte retrata a dificuldade da organização de dados
na EPT e da importância da utilização da GI na Gestão Educacional. Em seguida o
processo de construção de um modelo de trabalho colaborativo em rede, que aborda
a criação da rede de atores responsáveis pela organização de dados, as ações
desenvolvidas, os marcos regulatórios de suporte e os produtos e aparatos
tecnológicos desenvolvidos neste processo. Em análise, aborda-se como o IFSC
aplica os conceitos da GI na área educacional, e utiliza ferramentas de BI para a
divulgação de números dando valor e qualidade a eles. O público alvo são Instituições
de Ensino (IE), gestores e demais trabalhadores da educação que utilizam dados para
seus diversos fins, como por exemplo, relatórios gerenciais que subsidiam as tomadas
de decisões, pesquisadores que necessitam de dados para estudos e produção de
estatísticas, na divulgação dos números perante à sociedade, na resposta a órgãos
de controle e fiscalização e na avaliação da educação por meio dos números
coletados, retratando efetivamente a realidade educacional. |
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