dc.contributor.author |
Parizotto, Adinéia |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Luciane Belmonte |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-01T15:44:05Z |
|
dc.date.available |
2020-09-01T15:44:05Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1598 |
|
dc.description.abstract |
A Intervenção Assistida por Animais - IAA, é um termo guarda-chuva que se utiliza
para o conjunto de práticas nas quais um animal exerce papel central. Atividades
Assistidas por Animais – AAA é um recurso viável para a prática pedagógica, uma
vez que os animais atuam como co-educadores facilitando os processos de ensino-aprendizagem e atuando como agentes catalisadores no desenvolvimento da
autoconfiança nos alunos. A inserção de novas técnicas, como a AAA, incentiva o
repensar e o agir de nossas práticas pedagógicas amparadas em modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. A pesquisa proposta se fundamenta na corrente teórica da pesquisa qualitativa de caráter multidisciplinar, as ações de pesquisa contaram com colaboração de: dois Binômios (bombeiro/cão) do 14° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, uma psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina, um professor de Linguística e os profissionais da educação que atuam na escola. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2018, envolvendo cinco encontros semanais com duração de até 2 horas/aula. A ficha avaliativa de atividades com cães foi elaborada para servir de instrumento com critérios avaliativos passíveis de identificar erros na fluência da leitura. A EMEB Pequeno Príncipe do município de Xanxerê-SC foi o campo desta pesquisa e envolveu alunos que frequentam o 3° ano do ensino fundamental. Percebeu-se que quando os cães estavam presentes os alunos tornavam-se mais atentos à leitura. As AAA realizadas proporcionaram aos alunos uma melhora nos processos de ensino e
aprendizagem e na interação social, expressão de sentimentos e empatia entre os mesmos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades Assistidas por Animais. Ensino-aprendizagem. Fluência Leitora. |
pt_BR |
dc.title |
Atividades assistidas por animais: contribuições para o estímulo da aprendizagem e da fluência leitora por crianças no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" |
pt_BR |
local.institution.campus |
xxe |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |