Repositório Institucional

Atividades assistidas por animais: contribuições para o estímulo da aprendizagem e da fluência leitora por crianças no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Parizotto, Adinéia
dc.contributor.author Pereira, Luciane Belmonte
dc.date.accessioned 2020-09-01T15:44:05Z
dc.date.available 2020-09-01T15:44:05Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1598
dc.description.abstract A Intervenção Assistida por Animais - IAA, é um termo guarda-chuva que se utiliza para o conjunto de práticas nas quais um animal exerce papel central. Atividades Assistidas por Animais – AAA é um recurso viável para a prática pedagógica, uma vez que os animais atuam como co-educadores facilitando os processos de ensino-aprendizagem e atuando como agentes catalisadores no desenvolvimento da autoconfiança nos alunos. A inserção de novas técnicas, como a AAA, incentiva o repensar e o agir de nossas práticas pedagógicas amparadas em modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. A pesquisa proposta se fundamenta na corrente teórica da pesquisa qualitativa de caráter multidisciplinar, as ações de pesquisa contaram com colaboração de: dois Binômios (bombeiro/cão) do 14° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, uma psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina, um professor de Linguística e os profissionais da educação que atuam na escola. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2018, envolvendo cinco encontros semanais com duração de até 2 horas/aula. A ficha avaliativa de atividades com cães foi elaborada para servir de instrumento com critérios avaliativos passíveis de identificar erros na fluência da leitura. A EMEB Pequeno Príncipe do município de Xanxerê-SC foi o campo desta pesquisa e envolveu alunos que frequentam o 3° ano do ensino fundamental. Percebeu-se que quando os cães estavam presentes os alunos tornavam-se mais atentos à leitura. As AAA realizadas proporcionaram aos alunos uma melhora nos processos de ensino e aprendizagem e na interação social, expressão de sentimentos e empatia entre os mesmos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Atividades Assistidas por Animais. Ensino-aprendizagem. Fluência Leitora. pt_BR
dc.title Atividades assistidas por animais: contribuições para o estímulo da aprendizagem e da fluência leitora por crianças no ensino fundamental pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta