Repositório Institucional

A ludicidade como percepção dos professores de educação infantil

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dc.contributor.author Wustro, Adriana
dc.contributor.author Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
dc.contributor.author Gabriel, Naidi Carmen
dc.date.accessioned 2020-09-01T15:53:31Z
dc.date.available 2020-09-01T15:53:31Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1599
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo investigar em que medida quatro professoras da Escola Municipal Educação Básica Pequeno Príncipe, de Xanxerê/SC contemplam a ludicidade nas práticas de ensino de Educação Infantil. O estudo ampara-se nos pressupostos teórico de Vygotsky, acreditando que o lúdico influencia significativamente no desenvolvimento da criança. Por meio do lúdico a criança aguça a curiosidade em aprender, provocando e estimulando o pensamento, a concentração e a autoconfiança, aprimorando o desenvolvimento cognitivo entre a linguagem e a ação do conhecer. A partir das respostas dadas pelas professoras, quatro categorias de “brincar lúdico” foram elencadas: 1. Atividades de musicalização e sensibilização motora; 2. Jogos, brinquedos e brincadeiras; 3. Contação de histórias, fantasia e imaginação; e 4. Atividades de autoconhecimento. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Brincar. Desenvolvimento infantil. Educação Infantil. Ludicidade pt_BR
dc.title A ludicidade como percepção dos professores de educação infantil pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" pt_BR
local.institution.campus xxe pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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