dc.contributor.author |
Wustro, Adriana |
|
dc.contributor.author |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt |
|
dc.contributor.author |
Gabriel, Naidi Carmen |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-01T15:53:31Z |
|
dc.date.available |
2020-09-01T15:53:31Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1599 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo investigar em que medida quatro professoras da Escola Municipal Educação Básica Pequeno Príncipe, de Xanxerê/SC contemplam a ludicidade nas práticas de ensino de Educação Infantil. O estudo ampara-se nos pressupostos teórico de Vygotsky, acreditando que o lúdico influencia significativamente no desenvolvimento da criança. Por meio do lúdico a criança aguça a curiosidade em aprender, provocando e estimulando o pensamento, a concentração e a autoconfiança, aprimorando o desenvolvimento cognitivo entre a linguagem e a ação do conhecer. A partir das respostas dadas pelas professoras, quatro categorias de “brincar lúdico” foram elencadas: 1. Atividades de musicalização e sensibilização motora; 2. Jogos, brinquedos e brincadeiras; 3. Contação de histórias, fantasia e imaginação; e 4. Atividades de autoconhecimento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar. Desenvolvimento infantil. Educação Infantil. Ludicidade |
pt_BR |
dc.title |
A ludicidade como percepção dos professores de educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" |
pt_BR |
local.institution.campus |
xxe |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |