dc.description.abstract |
O presente artigo analisa a aplicação de uma atividade de formação de leitores através da literatura brasileira, tendo como foco de incentivo à leitura a análise e reescrita do conto A cartomante, de Machado de Assis, sendo esse conto escolhido para aplicar a pesquisa em sala de aula, pela sua forma de escrita, de interpretação e de reflexão. O qual o público alvo são estudantes do 3° ano do Ensino Médio, na Escola de Educação Básica Salustiano Antônio Cabreira, em Faxinal dos Guedes - SC. Junto ao proposto, apresenta-se a aplicação de um questionário desenvolvido e aplicado pela autora. Este artigo baseia-se nas ideias de leitura e literatura, de autores como Walter Benjamin, Antônio Candido, Terry Eagleton, Jean Foucambert, Paulo Freire, Regina Zilberman, José Carlos Libâneo, entre outros. Procurou-se através da proposta, desenvolver não somente o incentivo à leitura, mas também a investigação sobre o que e como os estudantes desta turma gostam de ler e se a proposta os tornou mais interessados e mais críticos em relação ao momento histórico do autor, as mazelas sociais e as atuais conjunturas político-sociais. |
pt_BR |