dc.contributor.author |
Tedesco, Pâmela Negri |
|
dc.contributor.author |
Eras, Lígia Wilhelms |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-01T18:58:11Z |
|
dc.date.available |
2020-09-01T18:58:11Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1615 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo compreender a construção de conhecimento na perspectiva do pensamento de Humberto Maturana através da reflexão crítica de suas obras em uma sociologia dos livros observando projeções e experiências do autor e seus reflexos em suas obras e ideias, entre elas o lugar central da biologia na estruturação de suas leituras sobre o biológico, a linguagem e a multidisciplinaridade. Assim sendo, os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica, em nível explicativo, seguida de uma abordagem qualitativa com a inclusão da reflexão de conteúdos temáticos. Tendo como resultados, que a ideia da origem da linguagem nas relações ocorre nas coordenações das coordenações consensuais da amorosidade. Conclui-se que na
perspectiva da multidisciplinariedade é possível aprofundar os viveres nas relações humanas pela emoção da amorosidade na constituição de relações profundas de auto-respeito de si e do Outro, como formas colaborativas de ser Ser Humano no contexto da educação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Maturana. Linguagem. Educação. Multidisciplinariedade. |
pt_BR |
dc.title |
Sociologia do livro e o pensamento de Humberto Maturana: aprendizagem sistêmica, biológica e multidisciplinar na educação |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato sensu em “Concepções multidisciplinares de leitura" |
pt_BR |
local.institution.campus |
xxe |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Strieder, Roque |
|