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O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA — IFSC

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dc.contributor.advisor Juliani, Douglas Paulesky
dc.contributor.author FRUTUOSO, TOMÉ DE PÁDUA
dc.date.accessioned 2020-09-23T11:57:34Z
dc.date.available 2020-09-23T11:57:34Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1643
dc.description.abstract Este trabalho analisa o processo de curricularização da extensão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) Superiores em Tecnologia no IFSC. No Brasil, se pretende que até 10% do total da carga horária dos cursos de graduação seja ofertado como atividades de extensão, isto é: a curricularização da extensão. É o que determina a estratégia 12.7 do Plano Nacional da Educação — PNE, o qual estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no Brasil no período de 2014 a 2024. Para isso, é necessário que 10% da carga horária total dos cursos de graduação seja composta de projetos e programas de extensão até 2024; o que deve constar nos históricos dos estudantes. Dessa forma, todas as turmas de cursos superiores ingressantes em 2020 e 2021 precisam ter seus projetos de curso atualizados para que os(as) egressos(as) tenham o registro das atividades de extensão em seus históricos. Por não haver um método ou uma instrução de como fazer a inclusão dos créditos de extensão, na legislação de âmbito federal, percebe-se a necessidade de progredir na temática da curricularização para facilitar o processo de adaptação curricular; e encontrar a maneira de fazer a curricularização da extensão no IFSC de modo que contemple o exigido no PNE e nas diretrizes nacionais para a extensão, que apontam que ela deve mirar no impacto na formação discente. Assim, nesta pesquisa analisa-se o tema no âmbito do IFSC visando a criação de um site que auxilie na construção e adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso. Além disso, esta dissertação intenta contribuir com o debate sobre o tema da curricularização da extensão e com o momento da educação brasileira, principalmente na adequação dos PPCs dos cursos superiores de tecnologia do IFSC . pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Curricularização da extensão pt_BR
dc.subject Extensão pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.title O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA — IFSC pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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