dc.contributor.advisor |
Comarella, Rafaela Lunardi |
|
dc.contributor.author |
STAHLHOFER, MARIZETE MARCIANE |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-20T19:16:13Z |
|
dc.date.available |
2020-10-20T19:16:13Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1692 |
|
dc.description.abstract |
A cultura da convergência está relacionada principalmente com a convergência tecnológica. As tecnologias digitais têm aberto espaço para a produção participativa e colaborativa. Esse cenário trouxe mudanças na cultura e no comportamento dos indivíduos. Este trabalho de pesquisa busca analisar as formas de interação utilizadas por jovens entre 15 e 18 anos para expressar a sua opinião crítica sobre questões políticas e sociais nas redes sociais, dado o contexto da cultura de convergência. Para tanto, foram identificados na literatura os principais pilares da cultura de convergência e realizada uma pesquisa etnográfica virtual observando o comportamento de 10 alunos de Sociologia de turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. Reconhecer a importância das redes sociais como espaços de interação social foi relevante para identificar o público que se tem em sala de aula e com isso ser mais efetivo nas propostas metodológicas. Os pilares da cultura participativa são instrumentos que os profissionais na educação poderiam explorar para aproximar a dinâmica da sala de aula a realidade dos jovens. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura participativa |
pt_BR |
dc.subject |
cultura da convergência |
pt_BR |
dc.subject |
redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
jovens |
pt_BR |
dc.title |
CULTURA DA CONVERGÊNCIA E A CULTURA PARTICIPATIVA |
pt_BR |
dc.title.alternative |
REDES SOCIAIS COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO DOS JOVENS COM A SOCIEDADE |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |