Repositório Institucional

POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mascarelo, Idianes Tereza
dc.contributor.author DALL’IGNA, DHÉBORA MOZENA
dc.date.accessioned 2020-11-04T12:32:57Z
dc.date.available 2020-11-04T12:32:57Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1711
dc.description.abstract Há uma grande expectativa em torno dos preceitos da educação a distância (EaD) com a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas modalidades de Educação t ecnológica e Superior. Diversos autores afirmam que novas técnicas de ensino aprendizagem vêm sendo aprimoradas e inseridas nas salas de aula como incentivo no processo de aprendizado pelos estudantes e sinalizam que o conhecimento de tais tecnologias por parte dos professores é fundamental para que o processo ocorra de forma produtiva. Por outro lado, os alunos têm exigido cada vez mais quanto à utilização das estratégias empregadas pelos docentes em sala de aula, em especial em relação às metodologias ati vas e, muitas vezes necessitando de recursos digitais de aprendizagem para tornar o aprendizado autônomo, diferenciado e significativo. Para tanto, este trabalho objetivou analisar as fragilidades e as potencialidades do uso das tecnologias na educação sob a perspectiva de docentes e discentes. Tratou se de um estudo com abordagens qualitativa quantitativo com base na aplicação de um questionário (com perguntas abertas e fechadas) na modalidade online , acompanhado do termo de consentimento livre e esclareci do (TCLE), a 11 docentes e 20 discentes de uma Universidade localizada no município de Lages, SC. Alunos e professores apontaram fragilidades e potencialidades de maneira semelhante, com destaque às fragilidades de uso incorreto, falta de capacitação para manuseio de recursos, distração dos alunos e falta de suporte técnico e infraestrutura. Destacando as potencialidades, tem se a possibilidade de aulas diferenciadas, criativas e dinâmicas, oportunizando o aluno a ser protagonista do processo de ensino apre ndizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.title POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO pt_BR
dc.title.alternative UMA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta