dc.description.abstract |
Há uma grande expectativa em torno dos preceitos da educação a distância (EaD)
com a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas
modalidades de Educação t ecnológica e Superior. Diversos autores afirmam que
novas técnicas de ensino aprendizagem vêm sendo aprimoradas e inseridas nas
salas de aula como incentivo no processo de aprendizado pelos estudantes e
sinalizam que o conhecimento de tais tecnologias por parte dos professores é
fundamental para que o processo ocorra de forma produtiva. Por outro lado, os alunos
têm exigido cada vez mais quanto à utilização das estratégias empregadas pelos
docentes em sala de aula, em especial em relação às metodologias ati vas e, muitas
vezes necessitando de recursos digitais de aprendizagem para tornar o aprendizado
autônomo, diferenciado e significativo. Para tanto, este trabalho objetivou analisar as
fragilidades e as potencialidades do uso das tecnologias na educação sob a
perspectiva de docentes e discentes. Tratou se de um estudo com abordagens
qualitativa quantitativo com base na aplicação de um questionário (com perguntas
abertas e fechadas) na modalidade online , acompanhado do termo de consentimento
livre e esclareci do (TCLE), a 11 docentes e 20 discentes de uma Universidade
localizada no município de Lages, SC. Alunos e professores apontaram fragilidades e
potencialidades de maneira semelhante, com destaque às fragilidades de uso
incorreto, falta de capacitação para manuseio de recursos, distração dos alunos e falta
de suporte técnico e infraestrutura. Destacando as potencialidades, tem se a
possibilidade de aulas diferenciadas, criativas e dinâmicas, oportunizando o aluno a
ser protagonista do processo de ensino apre ndizagem. |
pt_BR |