dc.description.abstract |
O objeto de estudo é o processo de formação de leitores no nível fundamental e médio técnico. O problema de pesquisa questiona como os professores utilizam estratégias e metodologias ativas para estimular a leitura nas escolas. O objetivo geral é identificar e analisar as tecnologias e estratégias utilizadas pelos docentes da educação básica de nível fundamental de Navegantes/SC e médio técnico do IFC Camboriú (SC) para estimular práticas pedagógicas para a leitura. Os objetivos específicos se desdobram em i) Verificar as propostas de metodologias ativas que envolvam as novas tecnologias dos professores e atividades diferenciadas que estimulem a leitura; ii) reconhecer o panorama geral da leitura nos universos educacionais selecionados do IFC Camboriú e do Município de Navegantes - SC; iii) apontar as tendências pedagógicas dos professores por meio de questionários e; iv) Comparar as utilizações e apropriações tecnológicas nos dois contextos. A metodologia consiste em análise quantitativa de base de dados de formulário eletrônico sistematizado pelo Google Formulário gerados no Google Drive. Os resultados apontam uma frequência alta de estimulação de leitura, na qual 70% dos professores dedicam espaço e apostam em metodologias de convergência em tecnologia e interdisciplinaridade, mas também aponta o campo digital como o principal meio onde ocorre a prática da leitura pelos próprios docentes que registraram acessar informações e notícias por mídias digitais, portais e WhatsApp, deixando em segundo plano os meios televisivo, radiofônico e impresso (jornal e revistas). |
pt_BR |