dc.contributor.advisor |
Macedo, Cíntia Costa |
|
dc.contributor.author |
FARIA, DIEGO ROTH ROCHA |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-04T12:45:56Z |
|
dc.date.available |
2020-11-04T12:45:56Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1713 |
|
dc.description.abstract |
O Movimento Escoteiro é a maior organização mundial para jovens do mundo. São mais de 40 milhões de escoteiros espalhados por mais de duzentos países. E em 2019 comemora-se cem anos do primeiro curso da Insígnia de Madeira. Desde então, milhares de adultos voluntários que passaram pelo processo de formação, ajudaram no processo de educação não formal de milhões de jovens. Estamos vivendo a era da inovação, e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs), nos abrem novas possibilidades para a capacitação desses adultos voluntários. Dentre as novas modalidades de ensino podemos destacar o ensino híbrido, que por meio do ensino semipresencial pode ser o novo modelo ideal para a formação dos voluntários, pois por meio do Ensino à Distância (EaD) pode ser realizada a equalização do conhecimento dos adultos voluntários e mantendo no curso presencial aquelas unidades curriculares (UC) que necessitam de maior interação e prática. Assim foi realizado uma pesquisa com os escotistas e dirigentes que realizaram o curso preliminar para identificar as unidades curriculares que poderiam ser realizadas de forma EaD. Assim a pesquisa demonstrou que o proposto na Resolução UEB/SC nº 024 (2016), atende à necessidade demonstrada pelos cursistas do curso preliminar, apontando as mesmas unidades curriculares para serem realizadas no ensino híbrido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Escotismo |
pt_BR |
dc.subject |
Voluntário |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
EaD |
pt_BR |
dc.title |
CURSOS DE FORMAÇÃO DE ADULTOS VOLUNTÁRIOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO |
pt_BR |
dc.title.alternative |
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO ATÉ A EAD |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Safanelli, Arcângelo dos Santos |
|