dc.description.abstract |
Este texto teve origem a partir de uma pesquisa que propôs a utilização das tecnologias
digitais na biblioteca escolar como ferramenta para atrair os estudantes e estimular o gosto pela leitura. Numa sociedade cada vez mais conectada, sentiu-se a necessidade de aliar o interesse e o conhecimento dos alunos por tecnologias digitais à sensibilização
para a leitura. Por meio de uma revisão de literatura, buscou-se conhecimento sobre a
utilização das tecnologias digitais na Educação, para então aplicá-lo na oferta de literatura na biblioteca escolar. O trabalho é uma pesquisa-ação quanto aos procedimentos, pois elaborou e aplicou atividades de promoção à leitura junto aos alunos, com base nas informações trazidas por eles, como dispositivos tecnológicos e conteúdos acessados por eles. As atividades foram elaboradas a partir do diálogo com a professora regente e com os estudantes, buscando ir ao encontro dos interesses da turma. As principais atividades foram: produção de vídeos, jogo de realidade aumentada e rotação por estações. Dessa forma, apresentou-se a literatura a partir dos multi-letramentos, visando formar leitores competentes, capazes de transitar pelos diferentes gêneros textuais e suportes que o avanço tecnológico traz. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Gaspar SC, com uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades envolveram os alunos, proporcionaram o acesso de todos a tecnologia digital, integraram a biblioteca a outros espaços, estimularam o trabalho em grupo, colocando os estudantes como protagonistas da sua formação leitora e produtores de conteúdo para socializar com a comunidade escolar. |
pt_BR |