Resumo:
Este estudo objetivou construir um modelo de negócio social digital que auxilie a
inserção de mais pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho,
considerando as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas na contratação
destes profissionais, além de proporcionar mais inclusão social em nossa sociedade.
Os procedimentos metodológicos envolveram uma pesquisa descritiva, com
abordagem do problema misto, a partir da aplicação de questionário on-line
estruturado fechado, enviado para 80 empresas de diversos ramos do Vale do Itajaí
– SC, a fim de conhecer o publico alvo e identificar como as empresas contratam
PcD e quais as dificuldades enfrentadas neste processo. Com os principais
resultados, foi desenvolvida uma matriz S.W.O.T. onde foi possível analisar os
pontos fortes e fracos da futura empreendedora, além das oportunidades e as
ameaças em que o futuro negócio atuará, e por fim, a criação um modelo de negócio
social digital por meio de um quadro de negócios – Canvas, no qual estão descritos
todos os elementos e fases necessários para o futuro empreendimento.