Resumo:
Este trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades e os desafios da atuação profissional de representantes comerciais de uma empresa têxtil do Vale do Itajaí. No estudo, foram definidas como dificuldades algo pessoal do indivíduo e desafios como algo imposto pela empresa, ambas direcionadas à atuação do profissional no cotidiano. Foram realizadas entrevistas com 7 representantes indicados pela empresa. Os resultados demonstram que em relação as dificuldades, a falta de experiência no início da carreira, otimização do tempo, administrar a consultoria prestada a cada cliente e a infraestrutura das estradas, já em relação aos desafios, atingir o objetivo da empresa estabelecido mensalmente, introdução de novos produtos da empresa A e como agir diante da concorrência. Conclui-se que a compreensão sobre esses e outros aspectos da atuação do representante comercial pode contribuir para compreender as necessidades relatadas por eles, pois a maioria dos desafios e dificuldades eram relatados por mais de um representante. E por final, para uma melhor qualificação profissional de seus representantes e para os novos que surgirem.