dc.contributor.advisor |
Lima, Rodrigo |
|
dc.contributor.author |
Costa, Gabriel Cesar |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-07T21:04:10Z |
|
dc.date.available |
2021-01-07T21:04:10Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1782 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e de análise dos projetos curriculares pedagógicos dos cursos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá), com o objetivo de verificar como está presente a abordagem ciência, tecnologia e sociedade em sua constituição ou se o currículo está descrito de uma forma tecnicista e material. Utilizando os estudos de Bazzo, Teixeira e Linsingen, entre outros autores importantes, foi realizada uma revisão bibliográfica em periódicos, análise de documentos e dos PPCs dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Como resultado, foram apresentados elementos que comprovam a existência da vertente CTS, diferenciado da construção de um ensino material e tecnicista. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
CTS |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Integrado |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise sociológica da educação científica e tecnológica: um estudo de caso da abordagem CTS nos currículos dos cursos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |