Repositório Institucional

O planejamento na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bragagnollo, Rubia Mara
dc.contributor.author Francisco, Mirian Alves de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-02-25T19:21:17Z
dc.date.available 2021-02-25T19:21:17Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1813
dc.description.abstract O presente estudo tem como temática de pesquisa o planejamento no contexto da Educação Infantil, buscando destacar a importância e as características desse documento que faz parte do cotidiano educativo. O planejamento, no âmbito da educação infantil, tem significativa relevância para o conjunto de práticas que buscam articular experiências e os saberes das crianças, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2010), tendo a função ainda de organizador da ação pedagógica, dentro do conceito da planificação e ação do professor. Com base em autores que defendem a possibilidade desta ação do professor em aprimorar a construção deste documento, pretendeu-se investigar o funcionamento prático do planejamento na Educação Infantil e sua eficácia para tal contexto, visando contribuir com a elaboração desse instrumento. Para atingir tal objetivo, buscamos: a) verificar se existem dificuldades por parte dos professores na elaboração dos planejamentos e, se sim, quais seriam essas dificuldades; b) explorar a relação entre teoria e prática dentro da perspectiva do planejamento na Educação Infantil, analisando o que se faz, em comparação com documentos norteadores do planejamento; e c) propor diretrizes para a elaboração de um planejamento no contexto da Educação Infantil, contribuindo para sua aplicação prática. Por meio de análise qualitativa, dentro da perspectiva de pesquisa aplicada, pudemos, a partir de respostas em questionários aplicados e entrevistas, compreender questões que são percebidas como problemáticas ao longo de nossa experiência com a Educação Infantil e, com isso, corroborar com o planejamento nesse âmbito para que ele seja mais reconhecido e melhor utilizado em sala. Ademais, pensando em contribuir na prática com a elaboração de um planejamento, sugerimos ao final das análises um desenho de planejamento para se ter como base, o qual é intermediado pelos documentos oficiais, diálogos em serviço, reflexões quanto às características especificas para que o documento tenha sentido, bem como propostas com um fio condutor com o foco nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title O planejamento na educação infantil pt_BR
dc.title.alternative um estudo sobre o olhar docente na elaboração deste documento pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta