dc.description.abstract |
O presente estudo tem como temática de pesquisa o planejamento no contexto da Educação Infantil, buscando destacar a importância e as características desse documento que faz parte do cotidiano educativo. O planejamento, no âmbito da educação infantil, tem significativa relevância para o conjunto de práticas que buscam articular experiências e os saberes das crianças, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2010), tendo a função ainda de organizador da ação pedagógica, dentro do conceito da planificação e ação do professor. Com base em autores que defendem a possibilidade desta ação do professor em aprimorar a construção deste documento, pretendeu-se investigar o funcionamento prático do planejamento na Educação Infantil e sua eficácia para tal contexto, visando contribuir com a elaboração desse instrumento. Para atingir tal objetivo, buscamos: a) verificar se existem dificuldades por parte dos professores na elaboração dos planejamentos e, se sim, quais seriam essas dificuldades; b) explorar a relação entre teoria e prática dentro da perspectiva do planejamento na
Educação Infantil, analisando o que se faz, em comparação com documentos norteadores do planejamento; e c) propor diretrizes para a elaboração de um planejamento no contexto da Educação Infantil, contribuindo para sua aplicação prática. Por meio de análise qualitativa, dentro da perspectiva de pesquisa aplicada, pudemos, a partir de respostas em questionários aplicados e entrevistas, compreender questões que são percebidas como problemáticas ao longo de nossa experiência com a Educação Infantil e, com isso, corroborar com o planejamento nesse âmbito para que ele seja mais reconhecido e melhor utilizado em sala. Ademais, pensando em contribuir na prática com a elaboração de um planejamento, sugerimos ao final das análises um desenho de planejamento para se ter como base, o qual é intermediado pelos documentos oficiais, diálogos em serviço, reflexões quanto às características especificas para que o documento tenha sentido, bem como propostas com um fio condutor com o foco nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. |
pt_BR |