dc.contributor.advisor |
Martins, Elisa Serena Gandolfo |
|
dc.contributor.author |
Kretzmann, Morgana |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-11T00:29:25Z |
|
dc.date.available |
2021-03-11T00:29:25Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1829 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo investigar a potencialidade da literatura em ensinar e conscientizar sobre recursos naturais finitos, principalmente os solos, em sala de aula. A partir de um livro infantojuvenil escrito pela pesquisadora, a linguagem e a assimilação dos conteúdos foram testadas na forma de contação de histórias em três situações escolares públicas distintas: uma escola rural, uma escola de cidade praiana e uma
escola de uma capital. Conclui-se que um livro de ficção, de fabulação, cuja narrativa, através de história bem estruturada e ambientada em diferentes cenários naturais, que fale de solos, que veicule mensagem de preservação ambiental, pode ser tão importante quanto um livro didático, pois desperta o interesse dos alunos de maneira mais expressiva. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Solos brasileiros. Educomunicação. Ecopedagogia. Educação ambiental. Literatura infantojuvenil. |
pt_BR |
dc.title |
Os super solos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
educomunicação como ferramenta didático-pedagógica dentro da educação ambiental: enfoques no processo de aprendizagem sobre a importância dos solos através da literatura |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental |
pt_BR |
local.institution.campus |
gpb |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |