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dc.contributor.advisor Martins, Elisa Serena Gandolfo
dc.contributor.author Kretzmann, Morgana
dc.date.accessioned 2021-03-11T00:29:25Z
dc.date.available 2021-03-11T00:29:25Z
dc.date.issued 2019-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1829
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo investigar a potencialidade da literatura em ensinar e conscientizar sobre recursos naturais finitos, principalmente os solos, em sala de aula. A partir de um livro infantojuvenil escrito pela pesquisadora, a linguagem e a assimilação dos conteúdos foram testadas na forma de contação de histórias em três situações escolares públicas distintas: uma escola rural, uma escola de cidade praiana e uma escola de uma capital. Conclui-se que um livro de ficção, de fabulação, cuja narrativa, através de história bem estruturada e ambientada em diferentes cenários naturais, que fale de solos, que veicule mensagem de preservação ambiental, pode ser tão importante quanto um livro didático, pois desperta o interesse dos alunos de maneira mais expressiva. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Solos brasileiros. Educomunicação. Ecopedagogia. Educação ambiental. Literatura infantojuvenil. pt_BR
dc.title Os super solos pt_BR
dc.title.alternative educomunicação como ferramenta didático-pedagógica dentro da educação ambiental: enfoques no processo de aprendizagem sobre a importância dos solos através da literatura pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pt_BR
local.institution.campus gpb pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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