dc.description.abstract |
Este artigo tem como temática investigar o modo como a tecnologia
contribui com a leitura do público infantil, por meio da percepção dos alunos da
Escola Municipal de Educação Básica Paul Harris do Município de Xanxerê/SC. O
estudo ampara-se em teóricos como Freire (1989), acreditando que a leitura
imaginária chegaria antes da leitura trabalhada no livro; Piaget (1982), alegando que
as percepções visuais levam ao desenvolvimento da inteligência; Vygotsky (1991),
aponta para o desenvolvimento cognitivo que procede da interação entre a criança e
as pessoas com quem mantém contato regulares, ou seja, um processo de
construção e reconstrução permanente ao desenvolvimento interno da
aprendizagem e do conhecimento; e Antunes (2002), sobre uma nova educação
conectada ao mundo da tecnologia, transformando em diferentes dimensões e fases
da idealização do pensamento . Vinte e nove alunos do 3º ano do matutino
responderam ao questionário, relatando suas opiniões sobre a tecnologia aliada à
leitura. A partir das respostas, observou-se que o público infantil da classe gosta de
ler, que a leitura os atrai; e a maior parte afirma que a tecnologia contribui na leitura
e que a leitura virtual proporciona aprendizado em diversos segmentos da sua vida.
E, por fim, ressaltou-se neste artigo que a infância é o momento ideal para estimular
habilidades de leitura. |
pt_BR |