Repositório Institucional

O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Rosa, Claudio Adão da
dc.contributor.author Marzola, Aline Cequim
dc.contributor.author Bertin, Andre Antonio
dc.date.accessioned 2021-03-13T01:59:32Z
dc.date.available 2021-03-13T01:59:32Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1856
dc.description.abstract A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas do cotidiano, e considerando que a escola deve acompanhar os avanços da sociedade, cada vez mais faz-se necessária a discussão sobre a sua inclusão também em sala de aula. Neste artigo, analisamos as possibilidades pedagógicas do uso de tecnologias para qualificar o processo de ensino e de aprendizagem em uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa-ação utilizando a plataforma de ensino online chamada Kahoot , que é uma ferramenta didático-pedagógica que serve para dinamizar as aulas de matemática. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Madre Tereza do município de Seberi/RS com uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Os dados foram recolhidos por meio da observação e organizados para as análises em tabelas e gráficos. Pudemos verificar que a ferramenta foi bastante eficaz no aproveitamento dos conteúdos de matemática. Os alunos ficaram estimulados com as atividades propostas e perceberam que o Kahoot pode ser uma alternativa para substituir a velha forma de ensinar e avaliar. Eles conseguiram alcançar diferentes níveis de complexidade de forma mais prazerosa. Concluímos que as tecnologias em sala de aula possuem grande potencial didático-pedagógico e podem aproximar professores e estudantes, proporcionando maior interação e engajamento entre eles. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Kahoot pt_BR
dc.title O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta