dc.description.abstract |
A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas do
cotidiano, e considerando que a escola deve acompanhar os avanços da sociedade,
cada vez mais faz-se necessária a discussão sobre a sua inclusão também em sala
de aula. Neste artigo, analisamos as possibilidades pedagógicas do uso de
tecnologias para qualificar o processo de ensino e de aprendizagem em uma escola
estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa,
realizamos uma pesquisa-ação utilizando a plataforma de ensino online chamada
Kahoot , que é uma ferramenta didático-pedagógica que serve para dinamizar as
aulas de matemática. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Madre
Tereza do município de Seberi/RS com uma turma de 8º ano do ensino fundamental.
Os dados foram recolhidos por meio da observação e organizados para as análises
em tabelas e gráficos. Pudemos verificar que a ferramenta foi bastante eficaz no
aproveitamento dos conteúdos de matemática. Os alunos ficaram estimulados com
as atividades propostas e perceberam que o Kahoot pode ser uma alternativa para
substituir a velha forma de ensinar e avaliar. Eles conseguiram alcançar diferentes
níveis de complexidade de forma mais prazerosa. Concluímos que as tecnologias
em sala de aula possuem grande potencial didático-pedagógico e podem aproximar
professores e estudantes, proporcionando maior interação e engajamento entre eles. |
pt_BR |