dc.description.abstract |
O presente trabalho traz uma abordagem a respeito do uso da tecnologia
na educação, trazendo em seu cerne a observação, como um estudo de caso, do
trabalho dos professores de uma escola de ensino fundamental. Na investigação
feita por meio de uma pesquisa aplicada, traz uma análise sobre as dificuldades da
prática docente em relação ao uso dos mecanismos proporcionados pela tecnologia,
principalmente, como um fomento para o processo de ensino-aprendizagem.
Parte-se da reflexão a respeito do que é a tecnologia - seu conceito, definição,
contexto histórico da tecnologia da educação, sua evolução ao passar dos anos, as
mudanças ocorridas no trabalho e educação do ser humano, resultante das
inovações da tecnologia, bem como o desenvolvimento na história da humanidade.
Neste sentido, esse trabalho perpassa-se pela importância do uso da tecnologia na
prática docente, além de salientar a relevância do docente em buscar formação
para poder desenvolver metodologias educacionais, e se tornar capaz de ser o
mediador e orientador da aprendizagem. Busca-se também expor o resultado da
pesquisa de campo, com os dados coletados referentes às dificuldades encontradas
no uso da tecnologia em sala de aula. Diante dessa perspectiva ficou constatado,
por meio da pesquisa, alguns fatores que dificultam o uso constante da tecnologia na
escola abordada, dentre eles: a) a falta de conhecimento no uso da tecnologia; b)
infraestrutura precária da escola; c) muitos docentes dividem a carga horária em
mais de uma escola, resultando na falta de tempo do professor para a preparação de
uma aula imersa no uso das TICs. |
pt_BR |