Repositório Institucional

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(TICs) NO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Cândido, Reginaldo Aparecido
dc.contributor.author Winter, Andreia Lima dos Santos
dc.contributor.author Caus, Jandira Rosaria Moreira
dc.date.accessioned 2021-03-13T02:23:53Z
dc.date.available 2021-03-13T02:23:53Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1862
dc.description.abstract O presente trabalho traz uma abordagem a respeito do uso da tecnologia na educação, trazendo em seu cerne a observação, como um estudo de caso, do trabalho dos professores de uma escola de ensino fundamental. Na investigação feita por meio de uma pesquisa aplicada, traz uma análise sobre as dificuldades da prática docente em relação ao uso dos mecanismos proporcionados pela tecnologia, principalmente, como um fomento para o processo de ensino-aprendizagem. Parte-se da reflexão a respeito do que é a tecnologia - seu conceito, definição, contexto histórico da tecnologia da educação, sua evolução ao passar dos anos, as mudanças ocorridas no trabalho e educação do ser humano, resultante das inovações da tecnologia, bem como o desenvolvimento na história da humanidade. Neste sentido, esse trabalho perpassa-se pela importância do uso da tecnologia na prática docente, além de salientar a relevância do docente em buscar formação para poder desenvolver metodologias educacionais, e se tornar capaz de ser o mediador e orientador da aprendizagem. Busca-se também expor o resultado da pesquisa de campo, com os dados coletados referentes às dificuldades encontradas no uso da tecnologia em sala de aula. Diante dessa perspectiva ficou constatado, por meio da pesquisa, alguns fatores que dificultam o uso constante da tecnologia na escola abordada, dentre eles: a) a falta de conhecimento no uso da tecnologia; b) infraestrutura precária da escola; c) muitos docentes dividem a carga horária em mais de uma escola, resultando na falta de tempo do professor para a preparação de uma aula imersa no uso das TICs. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.title O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(TICs) NO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta