dc.description.abstract |
Este artigo apresenta a reorganização do material didático da disciplina “Indústria 4.0: smart grids”, do curso técnico em eletrotécnica, ofertada na modalidade a distância pelo Senai Santa Catarina. Os objetivos traçados foram analisar o material já existente dessa disciplina, melhorar o material, tornando-o mais interativo e disponibilizar o conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem. No referencial teórico abordou-se sobre a produção de material didático para EaD, as características desse material e os elementos necessários para torná-lo mais interativo. A metodologia utilizada seguiu a abordagem qualitativa, do tipo descritiva e que se constitui como uma pesquisa-ação. Os resultados permitiram alcançar um material mais simples de ser compreendido, ou seja, o aluno ganhou mais autonomia para estudar em qualquer lugar e no horário que for mais conveniente . Além disso, sempre que preciso, os alunos podem recorrer ao professor por meio de mensagens eletrônicas. Pode-se concluir que a reorganização do material, tornando o mesmo mais interativo, com adição de hiperlinks, imagens e mídias digitais, gerou maior interesse por parte dos alunos no mesmo conteúdo, anteriormente textual e sem interação. |
pt_BR |