dc.contributor.advisor |
Vigano, Samira de Moraes Maia Vigano |
|
dc.contributor.author |
Paes, Caroline Tomaz Porciuncula Paes |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-13T11:50:20Z |
|
dc.date.available |
2021-03-13T11:50:20Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1872 |
|
dc.description.abstract |
O Transtorno Espectro Autismo (TEA) trata se de uma alteração no
desenvolvimento humano, sendo que o diagnóstico desse distúrb io vem aumentando
a cada dia e na maioria dos casos, proporcionando um atraso no processo de
alfabetização e aprendizagem, sendo o autismo um tipo de transtorno que faz parte
do TEA. O processo de aprendizagem e alfabetização são etapas muito importantes
n a vida do indivíduo, tanto na sua formação social quanto escolar. Nesse caso, os
alunos que possuem autismo podem ter uma certa dificuldade durante este processo,
sendo que em muitos casos, recursos tecnológicos são utilizados como um facilitador
e estabel ecem uma ponte entre o aluno e o processo de aprendizagem e
alfabetização. Esses recursos tecnológicos se baseiam no uso de tecnologias
assistivas. Como objetivo, o trabalho busca compreender o uso dessas tecnologias
digitais no ambiente escolar de um alun o com autismo, para isso foi realizada uma
pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com profissionais da área da educação e
que possuem vivência com alunos autistas em processo de alfabetização e com pais
de alunos autistas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title |
AS TECNOLOGIAS E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISMO (TEA) EM ANOS INICIAIS |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |