dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo principal mostrar a importância do uso da Tecnologia digital como meio de Inclusão de alunos com deficiência na educação regular de ensino. Com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, houve uma grande diversidade e mudança no cenário escolar. Essas mudanças trouxeram um novo olhar para a educação pública, principalmente nas questões metodológicas. As questões norteadoras consistem nas implicações e limitações que cercam a temática, uma vez que ainda se evidencia a exclusão de indivíduos que não atendem aos padrões homogeneizadores da sociedade em diversos contextos sociais. A partir da revisão teórica, contextualizou-se a História da Educação Especial, buscando mostrar sua importância no processo da aprendizagem, bem como mostra a declaração de Salamanca BRASIL (nº2, p.18). A partir do breve histórico da Educação Especial a pesquisa do tema citado para a construção do trabalho, no que diz respeito aos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, bem como em autores que discutem as temáticas investigadas neste estudo, conforme a Lei Brasileira de Inclusão de 06 de julho de 2015 e outros citados. Urge, portanto, compreender os processos pedagógicos necessários à aprendizagem do aluno com deficiência, bem como conhecer a especificidade de cada necessidade especial, para que utilizemos de forma consciente as tecnologias na educação, a fim de proporcionar ao estudante com deficiência todas as possibilidades para que ele seja verdadeiramente incluído, sabendo que, estar no espaço físico escolar não garante necessariamente a inclusão. |
pt_BR |