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Devido às mudanças tecnológicas que estamos vivenciando, os
professores passam a ser facilitadores e não mais a fonte única e principal de
conhecimento em sala de aula. O aluno, por sua vez, desenvolve, a cada dia, mais
autonomia na aprendizagem; e o ensino híbrido já é realidade em algumas escolas
do país. O presente projeto visa desenvolver uma sequência didática de ensino
inovadora para ser utilizada na construção de conhecimento dos mais variados
níveis de ensino. Com isso, foi proposta a união de dois conceitos já existentes e
que auxiliam na resolução de questões-problemas: o ABP (Aprendizado Baseado
em Problemas) e o design thinking , que desempenham um papel significativo na
criatividade, empatia e trabalho coletivo. O objetivo da pesquisa visa trazer
compreensões acerca do ABP e das ferramentas criativas do design thinking, para,
com isso, construir um diálogo que permita ampliar o conhecimento autônomo e
criativo para os alunos que fizerem uso dessa nova aplicação de aprendizado. Por
meio de pesquisas bibliográficas, experimentação e questionários que serviram de
base teórica, elaborou-se uma atividade protótipo que foi aplicada em uma disciplina
de Geografia, para duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública na
cidade de Descanso, Santa Catarina, envolvendo assuntos do cotidiano e da
realidade urbana e rural do município. |
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