Repositório Institucional

A UNIÃO DO ABP E DESIGN THINKING COMO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bleicher, Sabrina
dc.contributor.author Black, Eduarda Cristina
dc.contributor.author Vanzella, Ivanês
dc.date.accessioned 2021-03-13T12:22:00Z
dc.date.available 2021-03-13T12:22:00Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1880
dc.description.abstract Devido às mudanças tecnológicas que estamos vivenciando, os professores passam a ser facilitadores e não mais a fonte única e principal de conhecimento em sala de aula. O aluno, por sua vez, desenvolve, a cada dia, mais autonomia na aprendizagem; e o ensino híbrido já é realidade em algumas escolas do país. O presente projeto visa desenvolver uma sequência didática de ensino inovadora para ser utilizada na construção de conhecimento dos mais variados níveis de ensino. Com isso, foi proposta a união de dois conceitos já existentes e que auxiliam na resolução de questões-problemas: o ABP (Aprendizado Baseado em Problemas) e o design thinking , que desempenham um papel significativo na criatividade, empatia e trabalho coletivo. O objetivo da pesquisa visa trazer compreensões acerca do ABP e das ferramentas criativas do design thinking, para, com isso, construir um diálogo que permita ampliar o conhecimento autônomo e criativo para os alunos que fizerem uso dessa nova aplicação de aprendizado. Por meio de pesquisas bibliográficas, experimentação e questionários que serviram de base teórica, elaborou-se uma atividade protótipo que foi aplicada em uma disciplina de Geografia, para duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Descanso, Santa Catarina, envolvendo assuntos do cotidiano e da realidade urbana e rural do município. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Design thinking pt_BR
dc.subject Aprendizado Baseado em Problemas pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.title A UNIÃO DO ABP E DESIGN THINKING COMO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta