dc.description.abstract |
Este artigo refere-se ao desenvolvimento de uma pesquisa que visou
investigar a eficácia da utilização dos jogos de RPG como ferramentas educacionais
na prática do inglês em aulas particulares. Tratamos de conceitos-chave neste tema
como: gamificação, sob a ótica de Ruben (1999), Fardo (2013), Hunter e Werbach
(2012); bem como a utilização de jogos no ensino, vista por Marcatto (1996),
Pacheco (2001) e Rodrigues (2004). Esses temas são abordados tendo em mente a
percepção de Glória Gil (2005) e Cook (2000) acerca dos benefícios da aplicação de
uma linguagem lúdica no ensino e os ensinamentos de Almeida Filho (1993, 1997,
1999) sobre as competências do estudante de língua estrangeira, quais sejam, a
linguística, interacional e estratégica. O grupo de envolvidos neste projeto consistiu
do professor, na condição de mestre – responsável primordial pela construção da
história - , e de três alunos de aulas particulares, cujas decisões, na condição de
jogadores e personagens dentro da história, influenciaram o seu andamento.
Concluiu-se, ao final do trabalho, que, embora eficaz, esta prática depende de um
cauteloso planejamento e eficaz aplicação, exigindo do professor a capacidade de
se adequar aos inúmeros imprevistos comuns a esse tipo de jogo. |
pt_BR |