Repositório Institucional

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE RPG NA PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS EM AULAS PARTICULARES

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silveira, Ana Paula Kuczmynda da
dc.contributor.author Conti, Eduardo
dc.date.accessioned 2021-03-13T12:27:18Z
dc.date.available 2021-03-13T12:27:18Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1882
dc.description.abstract Este artigo refere-se ao desenvolvimento de uma pesquisa que visou investigar a eficácia da utilização dos jogos de RPG como ferramentas educacionais na prática do inglês em aulas particulares. Tratamos de conceitos-chave neste tema como: gamificação, sob a ótica de Ruben (1999), Fardo (2013), Hunter e Werbach (2012); bem como a utilização de jogos no ensino, vista por Marcatto (1996), Pacheco (2001) e Rodrigues (2004). Esses temas são abordados tendo em mente a percepção de Glória Gil (2005) e Cook (2000) acerca dos benefícios da aplicação de uma linguagem lúdica no ensino e os ensinamentos de Almeida Filho (1993, 1997, 1999) sobre as competências do estudante de língua estrangeira, quais sejam, a linguística, interacional e estratégica. O grupo de envolvidos neste projeto consistiu do professor, na condição de mestre – responsável primordial pela construção da história - , e de três alunos de aulas particulares, cujas decisões, na condição de jogadores e personagens dentro da história, influenciaram o seu andamento. Concluiu-se, ao final do trabalho, que, embora eficaz, esta prática depende de um cauteloso planejamento e eficaz aplicação, exigindo do professor a capacidade de se adequar aos inúmeros imprevistos comuns a esse tipo de jogo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Ensino de inglês pt_BR
dc.subject RPG pt_BR
dc.title UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE RPG NA PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS EM AULAS PARTICULARES pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta