dc.description.abstract |
Nesse TCC foi abordado algumas interações, discussões e reflexões sobre as constantes
transformações e impactos que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) estão
promovendo nas diversas áreas sociais, bem como no processo de ensino-aprendizagem,
debatendo o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, elencando as barreiras enfrentadas
pelos docentes na utilização das ferramentas tecnológicas em sala de aula. A pesquisa teve
como objetivo principal, conhecer como os professores do Cedup Renato Ramos da Silva
utilizam as TICS na sua prática pedagógica e com isso, no futuro, adotar uma forma de
auxiliar os docentes ao incentivo do uso das TICS, através de capacitações, treinamentos e
apresentações de novas ferramentas para a utilização na práxis desses docentes. Foi realizado
a aplicação de um questionário contendo 12 questões de múltiplas escolhas e 2 questões
abertas que obtive a participação de 46 professores tanto do ensino técnico profissionalizante
quando do ensino médio integrado. Após essa etapa se deu início a fase de tabulação dos
dados, geração dos gráficos e análise dos dados obtidos. Conclui-se que os docentes possuem
a clareza da notória importância das TICS no processo de ensino-aprendizagem, havendo a
compreensão de que as tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano, provocando
diversos impactos na sociedade, sobretudo na educação. Com os resultados obtidos através
do TCC, pretende-se apresentar um projeto de capacitação para a escola. Nesse projeto
estarão contemplados cursos, debates, seminários e palestras que irão apresentar as inovações
relativas às TICS na educação para os Docentes do Cedup Renato Ramos da Silva.( Onde fica
o Cedup?? O leitor pode ser de fora!) |
pt_BR |