dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva demonstrar a importância do estudo das
diferentes gerações, com a apresentação de metodologias de aprendizagem
específicas e a escolha da geração Alpha justificada pela sua proximidade com as
novas ferramentas digitais, com grande autonomia e conhecimento tecnológico.
Como desafio, este trabalho discorre sobre o comportamento desta geração diante
de novas metodologias de aprendizagem, com o uso em especial da apreciação
musical e a escuta ativa para ampliar o interesse, a atenção e concentração na
aprendizagem. Uma abordagem qualitativa descritiva foi adotada com a coleta de
dados observados, com informações técnicas pautadas em referenciais
bibliográficos pesquisados ao longo do trabalho. Dentre os resultados obtidos, a
partir do estudo da geração Alpha e os métodos de apreciação musical e a escuta
ativa, destacam-se como estas novas metodologias ajudam na melhoria do processo
ensino-aprendizagem no meio escolar. Com os dados pesquisados, observou-se um
maior interesse, atenção e concentração nas atividades, além da diminuição na
agitação e no comportamento. Pode-se concluir, portanto, que a música é uma das
mais importantes formas de comunicação, que acompanha os seres humanos em
todos os momentos e, por isso, a experiência musical deve ser compreendida,
analisada e, quando possível, inserida como um instrumento no processo
ensino-aprendizagem. |
pt_BR |