dc.description.abstract |
Com a implantação das tendências tecnológicas na sociedade,
tornou-se necessária sua implantação em estabelecimentos de ensino formal,
focando na escola pública de educação infantil e anos iniciais. Com aspecto
mais organizacional e aos poucos sendo relacionada às práticas pedagógicas.
Dificuldades burocráticas e financeiras são encontradas pelas escolas
públicas para terem disponibilidade de tecnologias, assim como obstáculos
para inserir costumes de uso da mesma em prol do direcionamento das aulas.
A presente pesquisa tem característica bibliográfica aborda a tecnologia
inserida no processo de ensino e aprendizagem de crianças de escola
pública, como parcela da realidade da atual sociedade, trazendo abordagens
sobre as dificuldades enfrentadas pela escola pública de Educação Infantil e
Anos Iniciais, localizada em cidade pequena do interior, para ter acesso às
tecnologias; assim como a disparidade das tecnologias utilizadas
rotineiramente em escolas públicas e as tecnologias que fazem parte do
cotidiano da sociedade; as maneiras de utilização consciente das tecnologias
disponíveis durante as aulas no ambiente escolar e relevante a importância da
tecnologia para o ensino e a aprendizagem .
Tornar mais proveitosa, atraente e prazerosa a aula por meio da tecnologia é
mais um desafio do cotidiano do professor que é desafiado constantemente na
sua prática, tendo em vista que a tecnologia é uma realidade em constante
evolução, porém inseparável da prática pedagógica. A escola pública precisa
estar cada vez mais em consonância com a sociedade, assim os caminhos
mais estreitados levarão aos objetivos e sucessos plausíveis ao desenvolvimento humano de qualidade. |
pt_BR |