dc.description.abstract |
Os recursos interativos nas práticas pedagógicas através da lousa digital atinge o
modo de vida escolar na interação participativa do estudante como também o modo didático
de apresentação de qualquer conteúdo.Por este motivo nós profissionais do conhecimento
não podemos ficar de fora destes avanços e mudanças.O presente trabalho mostra um dos
recursos tecnológicos( a lousa digital) onde o estudante pode interagir com o profissional da
educação(independente de sua especialização), transformando o seu ensino de
aprendizagem. Para MORAN,2003,p.63., nos diz que:”Ensinar com as novas mídias será uma
revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais de ensino...” .Então a
inclusão das novas tecnologias na educação é o grande desafio que se apresenta aos
educadores na atualidade, visto que a educação do futuro é aquela que deve oferecer a
formação de pessoas para a cooperação, e para a relação de harmonia entre todos. Através
do método de pesquisa com perguntas direcionadas em campos específicos,obtivemos
alguns resultados como: Quantidade de computadores 89% , uso da internet para pesquisa
72% ,aparelhos com uso de internet celulares 97%, tablet 23%, computadores 79%, por fim
entre as matérias de matemática, português, história e geografia quais são em ordem de 1º a
4° as matérias mais tediosas,obtivemos os seguintes resultados - matemática 88%, História
81% e Geografia 77%,Português 67%.Após questionários direcionados procuramos fazer
uma pesquisa técnica sobre o uso e cuidados com o equipamento tecnológico ( neste caso a
lousa digital).Aplicamos na prática utilizando a lousa digital na matéria de matemática com
interação entre o estudante e buscamos resultados transformadores no ensino
aprendizagem.Estipulamos um objetivo de buscar melhor desempenho nas aulas através dos
conteúdos, de modo que a interação entre aluno e matéria seja eficaz, demonstrando através
da prática que o recurso tecnológico pode ser utilizado entre as demais matérias e turmas
com salas ambientes. |
pt_BR |