Repositório Institucional

Lousa digital um dos recursos interativos nas práticas pedagógicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Caetano, Ulisses Filemon Leite
dc.contributor.author Plácido, Joel Constantino
dc.date.accessioned 2021-03-14T02:02:46Z
dc.date.available 2021-03-14T02:02:46Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1908
dc.description.abstract Os recursos interativos nas práticas pedagógicas através da lousa digital atinge o modo de vida escolar na interação participativa do estudante como também o modo didático de apresentação de qualquer conteúdo.Por este motivo nós profissionais do conhecimento não podemos ficar de fora destes avanços e mudanças.O presente trabalho mostra um dos recursos tecnológicos( a lousa digital) onde o estudante pode interagir com o profissional da educação(independente de sua especialização), transformando o seu ensino de aprendizagem. Para MORAN,2003,p.63., nos diz que:”Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais de ensino...” .Então a inclusão das novas tecnologias na educação é o grande desafio que se apresenta aos educadores na atualidade, visto que a educação do futuro é aquela que deve oferecer a formação de pessoas para a cooperação, e para a relação de harmonia entre todos. Através do método de pesquisa com perguntas direcionadas em campos específicos,obtivemos alguns resultados como: Quantidade de computadores 89% , uso da internet para pesquisa 72% ,aparelhos com uso de internet celulares 97%, tablet 23%, computadores 79%, por fim entre as matérias de matemática, português, história e geografia quais são em ordem de 1º a 4° as matérias mais tediosas,obtivemos os seguintes resultados - matemática 88%, História 81% e Geografia 77%,Português 67%.Após questionários direcionados procuramos fazer uma pesquisa técnica sobre o uso e cuidados com o equipamento tecnológico ( neste caso a lousa digital).Aplicamos na prática utilizando a lousa digital na matéria de matemática com interação entre o estudante e buscamos resultados transformadores no ensino aprendizagem.Estipulamos um objetivo de buscar melhor desempenho nas aulas através dos conteúdos, de modo que a interação entre aluno e matéria seja eficaz, demonstrando através da prática que o recurso tecnológico pode ser utilizado entre as demais matérias e turmas com salas ambientes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Lousa digital pt_BR
dc.subject ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject tecnologia e recursos tecnológicos pt_BR
dc.title Lousa digital um dos recursos interativos nas práticas pedagógicas pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta