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As pessoas em situação de rua e a importância do trabalho de rede no acesso à EJA e à educação profissional

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dc.contributor.author Frigotto, Adriana Fátima
dc.date.accessioned 2018-02-07T13:29:41Z
dc.date.available 2018-02-07T13:29:41Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation FRIGOTTO, 2015 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/199
dc.description Referências Bibliográficas: ALMEIDA, Sara Ferreira de. População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidades. Congresso Internacional Pedagogia Social. Campinas. Scielo Proceedings.2012. Disponivel em: <http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/30.pdf>. Acesso em: 17.fev.2015. BRASIL. MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social. Plano Nacional de Assistência Social - PNAS. Brasilia, Novembro, 2005. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/arquivo/Politica%20Nacional%20de%20Assistenci a%20Social%202013%20PNAS%202004%20e%202013%20NOBSUAS-sem%20marca.pdf> . Acesso em: 15 mai; 2014. _____________ Secretaria Nacional De Assistência Social. Perguntas frequentes/população em situação de rua. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/falemds/perguntasfrequentes/ assistencia-social/pse-protecao-social-especial/populacao-de-rua/populacao-emsituacao- de-rua>. Acesso em 18 mai.2014. _____________ Secretaria Nacional de Assistência Social. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencial. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/secretaria-nacional-de-assistencia-socialsnas/ livros/tipificacao-nacional-de servicossocioassistenciais/livro,P20Tipificacao,P20Nacional2014.pdf.pagespeed.ce.Sr_boxOp gi.pdf>. Acesso em: 17 ago.2014. BRASIL. MEC. Documento base PROEJA. Brasília: 2007. _____________. Ministério de Educação e Cultura. Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens– PROEJA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=562&catid=259:proeja&id=12288:programanacional- de-integracao-da-educacao-profissional-com-a-educacao-basica-na-modalidade-deeducacao- de-jovens-e-adultos-proeja&option=com_content&view=article>. Acesso em 18 maio. 2014. DANTAS, Mônica. Construção de Políticas Públicas para População em Situação de Rua no Município do Rio de Janeiro: Limites, Avanços e Desafios.2007.164 f. Dissertação (Programa de pós- graduação em saúde pública subárea saúde e sociedade) Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional Saúde Pública Sérgio Arouca. Disponível em: <www.rederua.org.br/textos_moradores/construcao_de_politicas.pdf>. Acesso em 18 maio.2015. Brasil. Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7053.htm>. Acesso em 28 abril 2015. MATTOS, Ricardo Mendes. FERREIRA, Ricardo Franklin. Quem vocês pensam que (elas) são? Representação sobre as pessoas em situação de rua. São Paulo. Universidade de São Marcos. Psicologia & Sociedade; 16 (2): 47-58; maio/ago.2004.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n2/a07v16n2.pdf>. Acesso em: 17. fev.2015. k. RAMOS, Elenita Eliete de Lima;BREZINSKI, Alice Sens. Legislação educacional. 2. ed. Florianópolis: IFSC, 2014. SANICOLA, Lia. As dinâmicas de rede e o trabalho social. São Paulo: Veras Editora, 2008. ZWIEREWICZ, Marlene. Seminário de pesquisa e intervenção I. Florianópolis: IFSC, 2014. _____________. Seminário de pesquisa e intervenção II. Florianópolis: IFSC, 2014. _____________. Seminário de escrita. Florianópolis: IFSC, 2014. Disponível em: http://ricmais.com.br/sc/cidades/videos/apos-protestos-prefeitura-deflorianopolis- monta-posto-de-atendimento-a-mendigos-em-canasveirias/ Acesso em:08 abril Disponível em:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-doalmoco/ videos/t/edicoes/v/assistencia-social-de-florianopolis-intensifica-operacao-deabordagem- nas-ruas/3483347/ Acesso em: 08 abril 2015 Disponível em:http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/219038-cresce-o-numero-demoradores- de-rua-em-florianopolis.html Acesso em: 08 abril 2015. Disponível em: http://www.deolhonailha.com.br/florianopolis/noticias/assistencia-socialamplia- o-trabalho-de-abordagem-a-moradores-de-rua.html Acesso em:08 abril 2015. Disponível em: http://ricmais.com.br/sc/cotidiano/videos/politicas-municipais-daoassistencia- a-moradores-de-rua-de-florianopolis-mas-muitos-recusam-ajuda/ Acesso em: 08 abril 2015. Disponível em www.pmf.sc.gov.br/entidades/semas/index.php?pagina=notbusca&menu=4 Acesso em 08 abril 2015 pt_BR
dc.description.abstract O estudo aborda a relevância do trabalho de rede no acesso à EJA e à educação profissional para as pessoas em situação de rua e tem como objetivo dar visibilidade à atuação da rede. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica; a pesquisa exploratória desenvolvida com base na prática profissional da autora que atua como educadora social na equipe da Abordagem Social da Prefeitura de Florianópolis; com abordagem qualitativa e de pesquisa-ação. Indica Sanicola (2009) que a vulnerabilidade social pode ser uma fase transitória e as redes são determinantes na superação. À população em situação de rua: tem vínculos interrompidos ou rompidos; ainda é, em essência doente, seja por questões de drogadição, alcoolismo, transtornos psiquiátricos ou pela permanência na rua; Não apresenta documentação civil (extravio, roubo, perda); As múltiplas carências de condições básicas desse coletivo impedem o surgimento de demandas educacionais. As ofertas de atividades educativas são escassas, feitas de forma aleatória, de planejamento aligeirado, de objetivo frágil e de questionável sustentação pedagógica. Conclui-se que: A esses indivíduos, que vivem em espaços abertos, podem ser ofertados momentos de formação quando da frequência ao Centro Pop de Florianópolis. No acompanhamento sócio educacional em ações não formais de educação pode-se prospectar demandas para planejar outros processos, como a EJA e a Educação Profissional. A consolidação do trabalho da rede é fundamental para a concretização de políticas sócio educacionais que visem garantir os direitos da população em situação de rua. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC ; Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – CERFEAD ; Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
dc.subject Palavras chaves definidas pela autora: EJA. PROEJA. Pessoas em situação de rua. Redes. Educação não formal. pt_BR
dc.title As pessoas em situação de rua e a importância do trabalho de rede no acesso à EJA e à educação profissional pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR


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