Resumo:
O estudo aborda a relevância do trabalho de rede no acesso à EJA e à educação profissional para as pessoas em situação de rua e tem como objetivo dar visibilidade à atuação da rede. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica; a pesquisa exploratória desenvolvida com base na prática profissional da autora que atua como educadora social na equipe da Abordagem Social da Prefeitura de Florianópolis; com abordagem qualitativa e de pesquisa-ação. Indica Sanicola (2009) que a vulnerabilidade social pode ser uma fase transitória e as redes são determinantes na superação. À população em situação de rua: tem vínculos interrompidos ou rompidos; ainda é, em essência doente, seja por questões de drogadição, alcoolismo, transtornos psiquiátricos ou pela permanência na rua; Não apresenta documentação civil (extravio, roubo, perda); As múltiplas carências de condições básicas desse coletivo impedem o surgimento de demandas educacionais. As ofertas de atividades educativas são escassas, feitas de forma aleatória, de planejamento aligeirado, de objetivo frágil e de questionável sustentação pedagógica. Conclui-se que: A esses indivíduos, que vivem em espaços abertos, podem ser ofertados momentos de formação quando da frequência ao Centro Pop de Florianópolis. No acompanhamento sócio educacional em ações não formais de educação pode-se prospectar demandas para planejar outros processos, como a EJA e a Educação Profissional. A consolidação do trabalho da rede é fundamental para a concretização de políticas sócio educacionais que visem garantir os direitos da população em situação de rua.
Descrição:
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