Repositório Institucional

SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pasqualli, Roberta
dc.contributor.author GODINHO, PATRICIA ALVES
dc.date.accessioned 2021-05-20T18:59:45Z
dc.date.available 2021-05-20T18:59:45Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2046
dc.description.abstract Esta pesquisa investigou os saberes docentes mobilizados pelos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Superior e suas possíveis contribuições para a formação de professores voltada à Inclusão. Sua realização foi justificada pela presença cada vez maior de pessoas com deficiência nos cursos de educação superior e na necessária preparação das instituições, bem como dos professores, para conduzirem o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes. Teve como objetivo geral analisar os saberes docentes mobilizados pelos professores do AEE na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), buscando identificar elementos que contribuam para a construção de uma proposta de curso de formação em serviço, para professores, de modo a qualificar as práticas voltadas à Educação Inclusiva. Metodologicamente, este estudo realizou uma pesquisa que: a) do ponto de vista de sua natureza, foi aplicada; b) do ponto de vista da abordagem do problema, foi qualitativa; c) do ponto de vista de seus objetivos, foi descritiva; e (d) do ponto de vista de seus procedimentos, foi bibliográfica, documental e de campo. Utilizou, como técnica de pesquisa, o estudo de caso instrumental. A partir desta investigação, foi desenvolvido um curso de formação continuada para professores que atuam em disciplinas regulares, com base nos estudos apresentados sobre Saberes Docentes e Educação Inclusiva, como produto educacional vinculado à pesquisa. A partir da investigação desenvolvida, foi possível constatar: (a) que a formação para a docência universitária demanda investimento em formação pedagógica. Para tanto, há necessidade de abertura do docente para novos conhecimentos; (b) conhecimentos específicos da educação especial, tais como: concepções de deficiência, legislação e adequações curriculares, entre outros, importantes para o processo de inclusão. Porém, aparecem com maior evidência, como favoráveis ao processo de inclusão, os saberes gerais inerentes à profissão docente; e (c) que a formação continuada em serviço constitui-se em um espaço privilegiado para a reflexão e ressignificação da prática docente de modo a favorecer a inclusão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Saberes Docentes pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Formação Continuada Docente pt_BR
dc.title SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR pt_BR
dc.title.alternative CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) pt_BR
local.institution.campus CERFEAD pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta