Resumo:
A presente pesquisa ouviu 19 dentre os 39 concluintes de duas turmas do curso PROEJA-FIC em Técnicas de Agricultura Familiar do IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste, buscando compreender, quais impactos este curso proporcionou à vida destes estudantes, tanto em sua formação quanto nas suas relações culturais e socioeconômicas. Além da pesquisa documental, utilizou-se a exploratória descritiva, que teve como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, na qual os entrevistados puderam exteriorizar as suas subjetividades, bem como expor a importância dessa formação para suas vidas. Foi possível observar que o curso não somente melhorou a qualificação profissional dos entrevistados, mas proporcionou uma educação emancipatória. Os concluintes enalteceram-se como cidadãos através do convívio social e da reinclusão tanto no ambiente escolar quanto na comunidade em que vive além de vislumbrar melhores condições para fixar-se no campo. Verificou-se nesta pesquisa que além de uma qualificação profissional, os sujeitos, egressos desse curso PROEJA, foram tocados positivamente pelo impacto social oriundo desse retorno aos bancos escolares e materializados nas interrelações vividas e no sentimento expressado pelo sujeito nas entrevistas realizadas.